Gestão Superior da UFMA recebe representantes do Comando Local de Greve para dialogar sobre movimento grevista dos técnicos-administrativos

publicado: 07/05/2024 15h04, última modificação: 07/05/2024 21h33
Gestão Superior da UFMA recebe representantes do Sintema para dialogar sobre movimento grevista dos técnicos-administrativos

Nesta terça-feira, 07, foi realizada uma reunião entre a gestão superior da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do reitor Fernando Carvalho e da Pró-reitora de Gestão de Pessoas, Ana Carla Arruda, e representantes do Comando Local de Greve (CLG) e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Terceiro Grau no Estado do Maranhão (Sintema), para discutir os desenvolvimentos recentes da greve iniciada pelos servidores técnico-administrativos em 18 de março deste ano.

O encontro permitiu que os técnicos-administrativos apresentassem as próximas ações do movimento grevista. Entre as exigências, está a revisão das condições de trabalho e o reconhecimento da categoria, elementos vistos como fundamentais para a negociação.

Durante a reunião, o reitor reforçou o comprometimento em garantir o direito de greve dos servidores assim como pontuou a necessidade e o empenho na valorização dos profissionais. Além disso, o reitor Fernando Carvalho se comprometeu a continuar o diálogo com os representantes dos técnicos-administrativos para acompanhar de perto todas as negociações e garantir que as vozes dos servidores sejam ouvidas e respeitadas.

O presidente do Sintema e do Comando local de greve, Mariano Azevedo, destacou o a compreensão da gestão neste momento de reivindicações.  “A gestão está sendo ímpar, tem cumprido todos os acordos que houve e que estão ainda acontecendo, então a gente tem que dar parabéns à gestão do professor Fernando Carvalho neste momento de greve, de dificuldade para a categoria, que está procurando a recomposição do seu salário, que está com perda de 54%, da reestruturação da carreira, que é a carreira com a faixa inicial de salário mais baixa do serviço público. Então, dentro do comprometimento da gestão com o movimento, o Comando Local de Greve está muito ao lado da gestão”.

Nesse contexto, no dia 22 de abril, o reitor Fernando Carvalho divulgou uma nota expressando apoio à greve dos servidores, reconhecendo a legitimidade do movimento grevista. Confira:

MOÇÃO DE APOIO ÀS REIVINDICAÇÕES DOS SERVIDORES TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

O Conselho Universitário (CONSUN) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em sessão realizada em 03 de abril de 2024, deliberou, por decisão unânime, conceder Moção de Apoio às reivindicações dos servidores Técnico-Administrativos em Educação da Universidade Federal do Maranhão, em reconhecimento ao papel fundamental da educação para o desenvolvimento nacional e das universidades federais na formação de cidadãos, na produção de conhecimento e na promoção da inclusão social.

Manifestamos preocupação e solidariedade diante das condições precárias de trabalho enfrentadas pelos servidores, salários defasados, sobrecarga e ameaças de cortes orçamentários, além das disparidades salariais em relação a outras carreiras do serviço público.

Consideramos legítimas e necessárias as reivindicações como forma de defender melhores condições de trabalho e educação pública de qualidade. Expressamos total solidariedade aos servidores e clamamos por diálogo e medidas concretas do governo para atender às suas demandas.

Esta Moção de Apoio representa nosso comprometimento com a luta dos servidores das universidades federais do Brasil, bem como preocupação e solidariedade ao movimento que busca sanear a precariedade das condições de trabalho e defasagem salarial, devido à falta de reajustes dignos, além da constante ameaça de cortes orçamentários que impactam negativamente a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão. Merecem destaque, também, as enormes disparidades entre os salários das Universidades Públicas quando comparados às funções similares desenvolvidas por outros servidores de carreira no Poder Executivo, discrepâncias ainda mais evidentes em comparação com os outros poderes.

Nesse sentido, expressamos total solidariedade aos Técnicos-Administrativos em Educação da UFMA na luta por seus direitos.

Portanto conclamamos as instâncias governamentais responsáveis a ouvir as demandas e a adotar medidas concretas para garantir melhores condições de trabalho, valorização salarial e investimentos adequados na educação pública, sendo esta Moção de Apoio um sinal de nosso comprometimento com a luta dos servidores das universidades federais do Brasil.

Prof. Dr. FERNANDO CARVALHO SILVA

Presidente do Conselho Universitário