Visitas Institucionais

Gestão superior da UFMA realiza visita institucional ao Iphan

publicado: 16/01/2024 18h12, última modificação: 16/01/2024 18h16
Gestão superior da UFMA realiza visita institucional ao Iphan

Na manhã desta segunda-feira, 15, o reitor Fernando Carvalho e sua equipe de pró-reitores e superintendentes estiveram na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), no Maranhão, para uma visita de cortesia à superintendente do instituto, Lena Carolina Brandão, com objetivo de fortalecer os laços entre as instituições.

Ao longo dos anos, o Iphan e a UFMA têm construído parcerias em projetos importantes tanto para a Universidade quanto para a preservação da história e do patrimônio do estado, contribuindo também para o enriquecimento acadêmico, como a reforma da Fábrica Santa Amélia, o maior complexo fabril já reformado, e o prédio do Programa de Pós-Graduação em Direito e Instituições do Sistema de Justiça.

Durante a reunião, foram abordados projetos que estão em andamento, como o prédio do Siorge e o Teatro Tablado, que tem entrega prevista para o primeiro semestre de 2024. Para além das construções arquitetônicas, projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pelo pesquisadores da UFMA têm auxiliado o Iphan a mapear as turmas de samba e grupos de tambor de crioula e capoeira.

Visita do reitor ao IPHAN - 15-01-24

Para a superintendente do Iphan, no Maranhão, Lena Carolina Brandão, a visita do reitor estreita a boa relação já existente entre o Instituto e a Universidade. “A visita de cortesia do nosso reitor da UFMA é muito importante porque reafirma as parcerias que nós, do Iphan, já temos com a Universidade Federal do Maranhão. E também foi um momento de apresentar para ele mais um equipamento que será entregue pelo Iphan para a Universidade, que é o Teatro Tablado. Mais um equipamento aqui no Centro Histórico, onde a gente quer trazer a vida acadêmica, a academia para cá. Isso transforma o Centro”, observou a superintendente Lena Brandão.

Estiveram presentes na visita ao Iphan: o pró- reitor de Ensino, Romildo Sampaio; a pró- reitora da Ageufma, Flávia Nascimento; a pró-reitora de Extensão e Cultura, Zefinha Bentivi; o pró-reitor de Assistência Estudantil, Danilo Lopes; a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Ana Carla Arruda; o Superintendente de Infraestrutura da UFMA, Guilherme Abreu; o superintendente de Tecnologia da Informação, Anilton Maia; o superintendente de Comunicação e Eventos, Marcos Fábio Belo Matos; o chefe de gabinete, Marcos Moura; e a diretora de Tecnologias na Educação, Patrícia Machado. O coordenador técnico do Iphan, Raphael Gama Pestana, também participou do momento.

Visita ao Teatro Tablado

Após a reunião, a equipe da gestão superior da UFMA, acompanhada pela Superintendente do Iphan, visitou as avançadas obras do Teatro Tablado, que deverá ser entregue ainda este semestre.

O imóvel é um típico representante arquitetônico do século XIX, que compõe o conjunto urbano tombado em esfera federal e também inscrito na lista do Patrimônio Mundial pela Unesco.

A obra, que está sendo executada pelo Iphan, abrange intervenções em diversos elementos, como paredes, pisos, revestimentos e cobertura. O projeto ainda inclui as instalações elétricas, hidráulicas, climatização e sonorização.

O teatro terá capacidade para 95 pessoas e terá ainda um foyer para exposições, camarins masculinos e femininos e jardim. O piso superior será dedicado às atividades administrativas, salas técnicas, cabine de luz e som do teatro, além de salas de costura e adereçaria, banheiros e copa.

Desde que iniciou seu mandato, o reitor Fernando Carvalho tem visitado instituições com objetivo de aproximar a Universidade a parceiros estratégicos.

Com Informações do Iphan

Por: Ingrid Trindade