Notícias

Gestão superior da UFMA faz visita técnica e reuniões em Imperatriz

publicado: 19/03/2024 16h39, última modificação: 19/03/2024 16h39
Câmpus deve receber rede de internet de alta velocidade de 1 gigabit e melhorar a infraestrutura tecnológica
Gestão superior da UFMA faz visita técnica e reuniões em Imperatriz

Durante os dias 14 e 15 de março, a gestão superior da UFMA esteve reunida com coordenadores de curso e equipes da direção do Centro de Ciências de Imperatriz. A comitiva, formada pelo reitor, Fernando Carvalho Silva; o pró-reitor de ensino, Romildo Sampaio; o superintendente de tecnologia da informação, Anilton Maia; e o diretor de comunicação, Pablo Monteiro, discutiu as principais demandas do Câmpus de Imperatriz.

Em reunião com os coordenadores dos cursos de graduação e pós-graduação, o pró-reitor de ensino, Romildo Sampaio, pôde ouvir e discutir sobre as necessidades específicas de Imperatriz. “Nós aproveitamos essas oportunidades das colações de grau para poder alinharmos uma série de questões ligadas,  principalmente, aos nossos cursos de graduação. Tivemos reuniões muito produtivas, reuniões de esclarecimento de uma série de ações, de programas, de projetos desenvolvidos pela Pró-reitoria de Ensino,  principalmente, com os coordenadores de curso e com a gestão dos câmpus. Então, isso é muito positivo, é uma forma de a gente entender as demandas in loco”, explicou. 

Além de coordenadores de graduação e pós-graduação, houve também reuniões de alinhamento da gestão com as equipes técnicas em Imperatriz. O diretor de comunicação, Pablo Monteiro, esteve em reunião com a equipe do Núcleo de Comunicação em Imperatriz para alinhar as ações integradas em toda a instituição.   “Estamos visitando todos os Centros para, em conjunto com diretores e suas equipes, fazermos os alinhamentos estratégicos necessários para que tenhamos cada vez mais uma comunicação integrada, formativa e informativa, que ajude a comunidade acadêmica e a sociedade a compreenderem a magnitude da UFMA e os impactos  de suas ações de ensino, pesquisa e extensão”, destacou o diretor.

A equipe da Tecnologia da Informação de Imperatriz também esteve reunida com o superintendente do setor, Anilton Maia, para discutir as principais demandas do CCIM. Anilton adiantou que a visita também foi importante para mapear os preparativos para a  implantação da rede de internet de alta velocidade em Imperatriz, que terá um gigabit de velocidade. “É a rede metropolitana de Imperatriz, e tanto a Unidade Prof. José Batista quanto o Bom Jesus terão um gigabit de conexão, um GBPS, e isso facilitará e melhorará cada vez mais a infraestrutura tecnológica”, informou.  

O superintendente de Tecnologia da Informação também destacou que haverá uma substituição dos equipamentos de telefonia no Câmpus de Imperatriz por telefonia IP para garantir melhor eficiência e qualidade. Na ocasião, o STI também apresentou avanços nos sistemas integrados da Universidade e mapeou a necessidade de equipamentos para o câmpus, como webcâmera, teclado, mouse e cabos. 

Para o diretor do CCIM, Leonardo Hunaldo dos Santos, as reuniões foram muito produtivas para encontrar soluções a curto e médio prazo para as unidades da UFMA em Imperatriz. “Fizemos reuniões bem propositivas com coordenadores, docentes e equipes técnicas. Fizemos uma caminhada pelos setores da Universidade para entender um pouquinho da realidade aqui do Centro de Ciências de Imperatriz, mostrando as principais demandas, principalmente aquelas emergenciais, e conseguimos avançar em vários pontos. É sempre importante receber o pessoal da gestão superior, por causa da questão da sensibilidade de ver os problemas in loco e propor soluções a curto e médio prazo", avaliou o diretor. 

O reitor Fernando Carvalho Silva lembrou que é uma prioridade de sua gestão acompanhar de perto as necessidades e a execução das ações nos nove câmpus da Universidade. “Nós estamos aqui para a colação de grau dos nossos formandos de vários cursos e aproveitamos também para fazer uma visita nas duas unidades do Centro de Ciências de Imperatriz, juntamente com o diretor de Centro e vários professores, vários coordenadores de curso. Nós fomos visitar e verificar in loco as condições, hoje, de funcionamento do nosso câmpus de Imperatriz. Estivemos também em reuniões com todos os coordenadores, tanto coordenadores de pós como da graduação e nós discutimos, principalmente, a questão pedagógica dos cursos e recebemos demandas que vamos providenciar com certeza para que o nosso Centro de Ciência de Imperatriz funcione adequadamente para atender aos nossos alunos”, destacou o reitor. 

Por: Lígia Guimarães 

Fotos: Rubem Júnior e Sarah Dantas 

Revisão: Jáder Cavalcante 

registrado em: