Notícias
Gestão da UFMA discute parcerias em educação e inovação com a Rede Nacional de Pesquisa
Nessa segunda-feira, 16, a gestão da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) recebeu a equipe diretora da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em um encontro dedicado à troca de conhecimentos e ao fortalecimento de parcerias estratégicas. Durante a reunião, o reitor Fernando Carvalho apresentou os avanços mais recentes em produtos e serviços desenvolvidos pela UFMA, destacando inovações que contribuem para o avanço da ciência e da educação no país.
Para a diretora adjunta de Relacionamento Institucional da RNP, Regina Piellusch, a UFMA faz a diferença entre as universidades pelo desenvolvimento da educação, da pesquisa, da ciência e da tecnologia. "Parabéns à UFMA pelos avanços nos serviços de inteligência artificial. Encontros como este são essenciais para fortalecer nossos laços e promover o aprendizado mútuo. Tivemos a oportunidade de conhecer os produtos desenvolvidos pela Universidade e também apresentamos o catálogo de serviços da RNP, que oferece tanto opções gratuitas quanto pagas, disponíveis para contratação por qualquer instituição de ensino no Brasil", ressalta a diretora.
“Recebemos a equipe da diretoria da RNP e nós, da equipe de Gestão, tivemos a oportunidade de compartilhar os produtos e serviços que desenvolvemos, especialmente na área de Inteligência Artificial aqui da UFMA. Esse encontro reforça o compromisso da nossa Universidade em promover a inovação, a pesquisa e a colaboração com parceiros estratégicos. A troca de experiências e conhecimentos é fundamental para impulsionar o desenvolvimento de soluções tecnológicas que beneficiem a sociedade e consolidem nossa posição como uma instituição de ensino e pesquisa de excelência", frisa o reitor Fernando Carvalho.
Entre os serviços disponibilizados pela RNP que já são utilizados na UFMA estão a Eduroam, sistema de Wi-Fi mundial da rede acadêmica, que permite a estudantes, pesquisadores e professores se conectarem à internet em qualquer câmpus ou instituição afiliada usando apenas suas credenciais e o Comunidade Acadêmica Federada (CAFE), que permite acesso seguro a mais de 2.500 serviços, como bibliotecas digitais, plataformas de pesquisa e softwares educacionais.
Por: Priscila Abreu
Foto: Priscila Abreu
Revisão: Jáder Cavalcante