Gerente de Atenção à Saúde do HU defende tese de doutorado pela UERJ

publicado: 27/01/2023 16h38, última modificação: 27/01/2023 17h20
Estudo avaliou a influência dos níveis de magnésio no sangue e na urina na progressão da doença renal e aterosclerótica
Gerente de Atenção à Saúde do HU defende tese de doutorado pela UERJ.jpeg

Na manhã de hoje, 27, o Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA - Ebserh-MEC) foi palco de mais uma defesa de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). O trabalho intitulado “Associação dos níveis séricos e urinários de magnésio com a progressão da doença renal e aterosclerótica em portadores de doença renal crônica não dialítica” foi defendido com êxito pelo médico nefrologista e gerente de Atenção à Saúde do HU-UFMA, Dyego José de Araújo Brito.

A investigação científica levou dois anos e teve o objetivo de avaliar a associação dos níveis séricos e urinários de magnésio com a progressão da doença renal e aterosclerótica em portadores de doença renal crônica (DRC) não dialítica. Ela foi desenvolvida sob a orientação do professor doutor Denizar Vianna Araújo (UERJ) e coorientação do reitor e professor doutor Natalino Salgado Filho (UFMA).

Dyego Brito destaca a importância da pesquisa para a assistência do paciente renal crônico na prática. “O estudo é de grande alcance social considerando que o paciente renal tem uma série de complicações do ponto de vista cardiovascular e de progressão da própria doença renal crônica. E o objetivo do estudo era identificar possíveis marcadores mais precoces, entre eles o magnésio, que foi o foco central do estudo como um sinalizador, como um marcador precoce para as alterações investigadas. Então o trabalho mostrou que o magnésio urinário está associado a um aumento da perda de albumina pela urina e o aumento da espessura das carótidas e da calcificação das artérias coronárias nesse grupo de pacientes.” explicou.

O estudo concluiu que indivíduos renais crônicos, não dialíticos, com níveis aumentados de magnésio na urina devem ser estritamente monitorizados e tratados para reduzir o risco de piora da albuminúria e ocorrência de eventos cardiovasculares. Os esforços para se chegar a esse estudo foram destacados por Natalino Salgado. “O estudo tem muita relevância e também é motivo de muito orgulho, pois pude acompanhar de perto a trajetória desse profissional e pesquisador que iniciou seus estudos na UFMA e, deste então, vem prestando grande contribuição para a sociedade maranhense”.

A pesquisa foi realizada em 152 pacientes portadores de DRC em tratamento conservador. A banca examinadora contou com profissionais renomados da área da saúde como o prof. dr. José Hermogenes Rocco Suassuna; o prof. dr. Edison Régio de Moraes Souza; a profa. dra. Bernadete Jorge Leal Salgado e o prof. dr. Gyl Eanes Barros Silva.

Gerente de Atenção à Saúde do HU defende tese de doutorado pela UERJ

O Programa

O HU-UFMA firmou, em 2012, com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro, por meio do Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas (PGCM), um termo de cooperação técnica com vistas à qualificação em nível de mestrado e doutorado do seu corpo médico e funcional. O Programa objetiva a formação de recursos humanos e a investigação científica em problemas de saúde em populações urbanas, seus mecanismos básicos e agentes associados.

A área de concentração em Ciências Médicas estrutura-se em torno de quatro linhas de pesquisa: Informação e educação em saúde; Atenção à saúde e doenças ligadas ao processo do desenvolvimento humano; Doenças crônico-degenerativas em populações urbanas e Doenças infecciosas comunitárias e nosocomiais.

Por: Alexsandra Jácome - HU-UFMA