Gênero, memória e identidade: evento recebe submissões de trabalhos até sábado, 24

publicado: 21/02/2024 10h25, última modificação: 21/02/2024 10h25
Gênereo, memória e identidade: evento recebe submissões de trabalhos até sábado, 24

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade/Ciências Sociais (PGCult), sediará, entre os dias 6 e 8 de março, no Centro de Ciências Humanas (CCH), o I Encontro Internacional, III Encontro Nacional e V Seminário de Gênero, Memória e Identidade (Geni). Com o tema central “Gênero em movimento: Corpo, política e luto”, o evento visa ao fortalecimento de uma tradição de debates acerca dos estudos de gênero no Estado do Maranhão, contribuindo para o surgimento de novas pesquisas, interconectando sujeitos para a consolidação de mais um espaço de construção de conhecimento.

O encontro tem como público-alvo estudantes de ensino médio, graduação e pós-graduação em ciências sociais e áreas afins, além de professores das redes pública e privada e, ainda, gestores de instituições escolares e do poder público. A programação conta com minicursos, mesa-redonda, premiação de pesquisas, momento de homenagem à professora Sandra Nacimento, uma das fundadoras do Programa, e contará com nomes nacionais e internacionais, como Leandro Colling (Bahia) e Tânia Perez Bustos (Colômbia).

Entre os minicursos, serão abordados temas como transmasculinidades, afeminofobia, assédio e relações étnico-raciais. As mesas-redondas abordarão temas relacionados ao enfrentamento à violência de gênero, afeto e maternidades. Já os eixos temáticos contam com estudos de gênero/sexualidade e educação; tecnologia, mídias e gênero; sexualidades, identidades e interseccionalidades; violências de gênero e sociabilidades; relações sociais de gênero e trabalho; relações étnico-raciais, gênero e sexualidade.

A coordenadora do grupo de estudos, Rarielle Rodrigues Lima, reforça a importância do encontro como um espaço de troca acadêmica e afeto: “Esta edição tem um significado mais intenso, pois é o primeiro evento após o falecimento da líder-fundadora, professora Sandra Nascimento. Estou contente com nossa empreitada e com a possibilidade de levar adiante o legado da professora Sandra com os estudos de gênero”.

As submissões de trabalhos podem ser realizadas até sábado, 24 de fevereiro, e as inscrições, até o dia 6 de março, por meio do site do evento.

Por: Karla Costa

Revisão: Jáder Cavalcante