Gato Digital: Centro de Ciências Sociais (CCSo) realiza mostra de produções audiovisuais

publicado: 19/07/2023 10h24, última modificação: 19/07/2023 22h00

Na quinta-feira,13, o Auditório do Centro de Ciências Sociais (CCSo) da UFMA recebeu a Mostra Gato Digital, evento voltado para a exibição de produções audiovisuais do curso de Comunicação Social. Idealizado pelas professoras do Departamento de Comunicação Social Carol Libério e Patrícia Azambuja e organizado por alunos do curso, a mostra conseguiu atrair um público significativo, apresentando-se como um espaço atrativo para exibir e prestigiar as produções dos discentes.

Segundo a professora Carol Libério, a Mostra surgiu em 2017, com a perspectiva de criar um ambiente em que os alunos pudessem exibir suas produções. “As cadeiras do curso de Rádio e TV, em especial, trazem como atividade a elaboração de produtos audiovisuais que ficavam, na maioria das vezes, guardados em pendrives, em computadores, nunca chegando a serem apresentados a um público. Por isso pensamos em criar a mostra como uma atividade para os alunos apresentarem no fim do semestre”, explicou a professora.

Essa foi a primeira edição da mostra desde que ela foi interrompida pela pandemia do novo coronavírus, bem como a primeira com inscrições abertas para alunos de diversas disciplinas do curso. Para a professora Patrícia Azambuja, a mostra é um momento de confraternização, cujo intuito é criar uma cultura de produção no curso de Comunicação Social. “Queríamos que outras disciplinas pudessem demandar trabalhos como esse, e estamos muito felizes em perceber a participação de alunos em diferentes disciplinas, trazendo uma diversidade de gêneros e linguagens, com trabalhos muito diversificados e profissionais”, ressaltou.

Ainda segundo a professora Patrícia, houve certos desafios ao longo da preparação do evento, que serão trabalhados para futuras edições. “Foi o primeiro ano em que abrimos inscrições, e a janela entre o período de inscrição e a entrega das produções acabou sendo muito curto, e esse é um problema que vamos ter que solucionar, para dar mais tempo aos alunos. Também não esperávamos que viria tanta gente, de forma que o espaço acabou ficando pequeno. Estamos convencidas em, futuramente, transformar a mostra em um projeto de extensão e ,com certeza, na próxima edição, teremos um espaço bem maior”, enfatizou.

Werbeth Pereira, discente do sexto período do curso de Rádio e TV, atuou tanto nos curtas-metragens apresentados quanto na organização do evento, e afirmou que para ele, a mostra teve uma repercussão bastante positiva. “Eu já havia participado de outras edições da Gato Digital, mas essa foi minha primeira experiência organizando o evento. Estava muito nervoso, mas fiquei muito feliz que o evento aconteceu e que deu tudo certo. Nossa maior expectativa é poder transformar a mostra em um projeto de Extensão da UFMA, pois trata-se de um trabalho que nos dá muito orgulho”, pontuou.

Por: Orlando Ezon

Fotos: Priscila Lara