Game Math: Laboratório de Ensino da Matemática do CCET realiza campeonato de jogos matemáticos na Cidade Universitária

publicado: 01/12/2022 11h14, última modificação: 01/12/2022 14h57

Entre os dias 29 e 30, no Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da UFMA, foi realizado o Game Math, evento organizado pelo Laboratório de Ensino da Matemática do Departamento de Matemática que abordou a importância e estimulou os participantes para a prática de jogos no ensino da matemática, por meio de competições, oficinas e exposições.

Segundo a professora do Departamento de Matemática e coordenadora do evento, Kayla Braga, a ideia do Game Math surgiu por acaso. Durante uma de suas aulas, a docente trajava um brinco que tinha o formato de um cubo de rubik, popularmente conhecido no Brasil como cubo-mágico, conhecido quebra-cabeças colorido e tridimensional, cujas peças podem ser arranjadas de inúmeras formas, exigindo muito raciocínio e memorização para resolvê-lo.

“O brinco chamou a atenção dos alunos e, ao fim da aula, um deles me procurou e perguntou se eu ‘montava cubos’. Eu havia comprado o brinco em homenagem ao meu filho, que gosta muito do jogo. O aluno se interessou e falou que seria interessante que tivéssemos na UFMA um campeonato de jogos que tivesse, entre eles, o cubo. A turma adorou a iniciativa, e, quando passei a ideia para o Departamento, foi unânime a aceitação”, ponderou a docente.

Além do cubo-mágico, o campeonato envolve também o xadrez e o jogo de damas, escolhidos por serem jogos estratégicos que ajudam a desenvolver o raciocínio lógico e a noção espacial. “A nossa proposta é que o evento tenha cunho pedagógico, por isso ministramos aulas sobre cada um dos jogos, relacionando-os ao ensino da matemática”, ressaltou Kayla.

Emanuelly Karine, do 6° período do curso de Licenciatura em Matemática, participou da organização do campeonato e acha que a iniciativa é inspiradora. “A matemática não se resume ao papel, ela está nas peças de dama, na montagem do cubo, no tabuleiro de xadrez. Isso é muito importante para nós nesse período em que ficamos apartados desse convívio durante a pandemia e voltar para a Universidade tendo esse tipo de vivência acadêmica contribui com nossa formação, faz a gente se sentir mais motivado”, pontuou.

A professora Kayla Braga também afirmou que a abertura do evento superou as expectativas, atraindo grande quantitativo de alunos de diversas áreas, tanto do CCET quanto dos outros centros da UFMA. No primeiro dia, foram realizadas as fases de grupo de cada modalidade, e, no dia seguinte, 30 de novembro, foram disputadas as quartas de finais, semifinais e finais das competições.

O professor do Departamento de Matemática José Santana, que estava supervisionando a competição de cubo mágico, afirma que os jogos são essenciais para estimular o aprendizado. “O cubo mágico, por exemplo, é um grupo de permutação – técnica de contagem utilizada para determinar quantas maneiras existem para ordenar os elementos de um conjunto finito. Para alunos da graduação, isso é aprendido na ‘cadeira’ de Álgebra. Dessa forma, o cubo estimula bastante na composição e no ensino da Álgebra em si”, afirmou.

Na modalidade de cubo, cada participante teve que resolver o quebra-cabeças três vezes. O tempo de cada tentativa é contabilizado para que seja feita uma média dos tempos, e o competidor com a menor média vence. Eduardo Costa, do sexto período de Ciências da Computação, foi o campeão da modalidade, com uma média de 11 segundos. “Foi uma experiência muito boa. Para mim, a melhor parte do cubo é vê-lo resolvido, pois é um jogo bastante desafiador. Fico feliz por estarem promovendo essa modalidade e espero que tenha mais eventos como esse”, reiterou.

Saiba mais

O xadrez é um esporte milenar, e os relatos de seu surgimento antecedem o nascimento de Cristo. Embora não haja relatos históricos comprovados quanto ao surgimento do jogo, há muita especulação sobre a sua origem. A teoria mais aceita é a de que tenha surgido na Índia com o nome “Chanturanga”, referindo-se às quatro divisões dos exércitos da Antiguidade: infantaria, cavalaria, carruagens e elefantes. Foi na Europa, no entanto, que o xadrez moderno nasceu e se popularizou, nos moldes que conhecemos hoje. A promoção do peão ao atingir o quadrado mais distante e a maior importância da rainha são regras datadas dessa época, século XIII.

No Brasil, o jogo foi introduzido no século XIX pelo |rei Dom João VI. O primeiro torneio no país aconteceu em 1880, contando com a participação de figuras como Machado de Assis. O primeiro brasileiro a conquistar renome internacional no esporte foi Henrique da Costa Mecking, tricampeão brasileiro entre as décadas de 1960 e 1970. É considerado o melhor jogador de xadrez do Brasil e já chegou a ocupar a terceira colocação no ranking mundial.

Atualmente, o campeão absoluto de xadrez no país é Luis Paulo Supi que, entre os feitos, derrotou o atual campeão mundial Magnus Carlsen em 18 jogadas em uma partida on-line, que não foi contabilizada oficialmente. No Maranhão, o nome mais reconhecido na modalidade é Rafael Duailibe Leitão, que já representou o Brasil nas Olimpíadas de Xadrez nove vezes, sagrando-se bicampeão mundial. É um dos recordistas de títulos de xadrez no esporte brasileiro.

Confira as fotos do Game Math:

Campeonato Game Math - 29 e 30-11-2022

Por: Orlando Ezon