Fundação Sousândrade completa 41 anos em grande solenidade para reverenciar conquistas e trajetórias

publicado: 06/06/2023 11h35, última modificação: 06/06/2023 23h56

Em seu 41º aniversário, a Fundação Sousândrade (FSADU) recebeu, na noite de sexta-feira, 2, ex-reitores da universidade, professores, técnicos e chefes de centros para uma solenidade, realizada na sede da fundação, no bairro do Renascença. O evento proporcionou um momento ímpar para reverenciar e exultar as conquistas e contribuições da instituição ao longo de sua trajetória.

Idealizada pelo ex-reitor da Universidade, José Maria Cabral Marques (1929-2020), a FSADU foi instituída, no dia 2 de junho de 1982,  com o objetivo de suprir a necessidade da criação de uma instituição que atendesse às demandas da Universidade Federal do Maranhão. Além disso, a Fundação tem por finalidade atender com a agilidade necessária ao atendimento das solicitações das comunidades acadêmica e universitária, no apoio às suas atividades de pesquisa, ensino e extensão, além das demandas de desenvolvimento institucional, científico e tecnológico nas diversas áreas do conhecimento.

Evangelina Martins Noronha, presidente da Fundação, conta que se sentiu muito realizada, porque, como afirma, cumpriu com sua missão durante essa etapa. “Essa missão depende de um coletivo de funcionários e parceiros, em todos os níveis e em todas as áreas, não só no estado ou no município, mas também no setor privado. Se nós não dermos as mãos, realmente, nós, como fundação, não conseguiríamos chegar à nossa meta final, que é atender a sociedade com qualidade”, pontua.

Raimundo Palhano, diretor de planejamento e inovação da Fundação, explica que a ligação da FSADU e a UFMA é uma parceria inevitável para explicar o processo do desenvolvimento histórico da Universidade. “São quarenta e um anos de história vinculada ao papel de um de um órgão de operacional, ligado à execução administrativa, financeira, dos projetos originários da Universidade Federal, no ensino, pesquisa e extensão, e, também do setor público maranhense e na iniciativa privada”, expõe.

Segundo o pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-graduação e Internacionalização (Ageufma), Fernando Carvalho, na ocasião, representando o reitor Natalino Salgado, a cerimônia é uma forma de prestigiar mais um ano de uma instituição que ajuda muito a Universidade. “Ao longo desses anos, a fundação tem ajudado inclusive a captação de recursos para nossa instituição, e, com certeza, nós teremos não só quarenta e um mas muito mais outros anos de trabalho conjunto, melhorando o Maranhão e o desenvolvimento desse”, finaliza.

Por: Juan Terra e Júlio César

Fotos: Juan Terra