FSADU participa do V Simpósio de Gestão Portuária

publicado: 15/06/2022 10h00, última modificação: 21/06/2022 19h11

Foi realizado nos dias 08, 09 e 10 de junho o V Simpósio Internacional de Gestão Portuária e o II Fórum Latino-Americano de Cidades Portuárias, um evento técnico-científico com tema “Relação porto-cidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, que teve como objetivo geral: fortalecer e promover a difusão de conhecimento e práticas sobre a Relação Porto-Cidade e seus reflexos nas dimensões da Sustentabilidade.

O evento contou como organizadores a Universidade Federal do Maranhão, por meio do Grupo de Pesquisa LabPortos e a Asociación de Arquitectos y Urbanistas de América Latina y el Caribe e teve a Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA como uma das apoiadoras do projeto.

A programação do evento durante os três dias, contou com painéis, palestras, estudos de caso, visitas técnicas e lançamento bibliográfico, de modo híbrido com atividades online e as presenciais transmitidas pela internet.

Durante a mesa de abertura estiveram presentes o Secretário de Estado de Programas Estratégicos do Governo do Maranhão, José Reinaldo Tavares, o Presidente da EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária, Ted Lago, o Prof. Dr. Sérgio Cutrim, Coordenador do V Simpósio Internacional de Gestão Portuária, Elmer González Cavallo do Ministerio de Industria, Comercio Y Mipymes da República Dominicana e Presidente do II Fórum Latino Americano de Cidades Portuárias, Gloria Palacios, Vice-presidenta da Associação de Arquitetos e Urbanistas da América Latina e Caribe, Marcelo Carvalho, gerente da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) em São Luís e o Prof. Me. Raimundo Nonato Palhano Silva, Diretor de Planejamento e Inovação da FSADU.

Sobre esse evento e a relação porto-cidade no cenário da sustentabilidade econômica, o Prof. Me. Raimundo Palhano destaca: “Fica claro no cenário nacional e internacional que esse tema é um dos temas mais contemporâneos, não só no aspecto da sustentabilidade econômica, mas também no aspecto cultural, político e social. O tema da relação entre porto e cidade gera uma nova perspectiva de desenvolvimento social e humano e o fato da Fundação Sousândrade ter colaborado e se predispor a continuar colaborando é algo importante, porque situa a Fundação no contexto de uma iniciativa contemporânea, estratégica e fundamental para o nosso Estado, para o Brasil e para o desenvolvimento da Fundação”.

Durante esses dias de evento puderam ser aprofundados os conhecimentos contemporâneos sobre a relação porto-cidade e seus impactos no desenvolvimento econômico e portuário, além de um aumento do número de pesquisas e publicações científicas sobre a temática portuária e um fortalecimento e articulação de uma rede de agentes públicos, agentes privados, pesquisadores e estudantes sobre essa temática.

Publicado originalmente em 14/06/22, no site da Fundação Sousândrade.

Por: Fundação Sousândrade