Notícias
Fotos que contam histórias: Acervo Bem.te.vi promove exposição fotográfica “Grande Rua Grande”
“Grande Rua Grande” é uma exposição temporária produzida por estudantes do curso de Comunicação Social - Jornalismo por meio do Projeto de Extensão Acervo Bem.te.vi, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O lançamento da exposição ocorreu no dia 11 de abril, durante a Mostra Audiovisual Gato Digital, no auditório da Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Sociais (CCSo).
A iniciativa apresenta fotografias de uma das ruas mais famosas de São Luís, a Rua Grande, localizada no Centro da capital maranhense. A exibição continua na plataforma do Projeto de Extensão (acesse aqui).
As fotos da exposição são de autoria dos estudantes: Bruno Goulart, Elayne Pinheiro e Lucas Araújo, que fizeram os registros para a avaliação final da disciplina de Laboratório de Fotojornalismo, ministrada pela professora e vice-coordenadora do Acervo Bem.te.vi, Jane Maciel. O trabalho foi para além da sala de aula e ganhou espaço na plataforma do Acervo Bem.te.vi.
Processo de produção da exposição
A coordenadora da exposição, Jane Maciel, destaca o trabalho colaborativo entre os estudantes e conta como foi o desenvolvimento da exposição. “Vimos que a produção deles tinha o potencial de se transformar em uma exposição, por meio de uma curadoria, que foi feita de modo colaborativo, coordenado por mim, como professora, mas com a participação dos três fotógrafos e do Israel, que também integra o NUPPI e a equipe do Acervo.Bem.te.vi. Então, nós fizemos, depois das seleções das imagens, categorizamos essas imagens por grupos e entramos num processo de edição dessas imagens, pós-processamento, e, paralelo a isso, foi feita a organização do site por meio da nossa web designer, Beatriz, que trabalha no projeto do Acervo. Essas imagens também têm textos alternativos, que permitem que pessoas com deficiências visuais acessem por meio de aplicativos próprios para celular”, explicou Jane Maciel.

Durante o processo de produção da exposição, o estudante de jornalismo Israel Costa ajudou na curadoria das fotografias, selecionando as melhores imagens que seguem os padrões da fotografia. “Quem me convidou para fazer a curadoria foi a professora Jane. Como, a princípio, as fotos eram da disciplina que ela ministra, havia uma grande variedade de imagens, com aspectos bastante diversos. Como já trabalho com fotografia há anos, ela me pediu que ajudasse na seleção daquelas que melhor representassem o ambiente da Rua Grande, e a curadoria seria isso, a seleção das melhores imagens, seguindo os padrões da fotografia como enquadramento, iluminação, texturas etc.”, contou.
Reconhecimento e aprendizado
Lucas Araújo compartilha sua experiência ao participar da produção das fotos e da exposição, destacando a satisfação de ver o trabalho realizado em sala de aula, em parceria com seus colegas, sendo reconhecido e divulgado.
“Acredito que todo fotógrafo, especialmente os fotojornalistas, deve observar seu objeto de forma humanizada. É essencial sentir e se imergir no ambiente para produzir fotos que sejam simbólicas e significativas. Durante o semestre 2023.2, eu, Bruno Goulart e Elayne trabalhamos juntos na captura de momentos expressivos da Rua Grande. Cada canto dessa rua transmitia uma mensagem própria, e, ao olhar através da lente, interpretamos aqueles espaços para imortalizá-los. Outro aspecto importante dessa vivência foi o processo técnico envolvido: a seleção das fotos, edição e legendagem, tudo feito de forma coletiva. Essa experiência foi marcante e será uma das mais significativas da minha trajetória acadêmica. A disciplina Laboratório de Fotojornalismo é essencial para qualquer estudante antes de se tornar um profissional. Ela nos ensina a ver o mundo através da lente de forma reveladora, pura e sem filtros, permitindo-nos observar a verdade, longe da manipulação midiática”, ressaltou Lucas Araújo.
Para a estudante de jornalismo Elayne Pinheiro, a experiência foi proveitosa, e a professora Jane Maciel, foi essencial para o reconhecimento do trabalho desenvolvido. “Foi uma experiência muito boa e proveitosa. Inicialmente, nós — eu, Bruno e Lucas — pensamos nas fotografias apenas para a disciplina da professora Jane, de fotojornalismo, e as fotografias ficaram armazenadas por algum tempo. Logo, a professora propôs que utilizássemos nossas fotografias para além disso. É muito bom ter esse reconhecimento. Como eu disse, pensávamos apenas em um trabalho para obtenção de nota na disciplina, mas tudo se transformou e nosso esforço foi reconhecido para além do que imaginávamos; isso é muito importante para nós, como estudantes em formação profissional”, salientou.
A exposição transmite familiaridade, história e beleza visual de um local que marca a vida de muitos ludovicenses. A Rua Grande não é um simples endereço, ela representa o cotidiano de muitos trabalhadores e a história de uma cidade arquitetônica.
Conhecendo o Projeto de Extensão Acervo Bem.te.vi
O Acervo Bem.te.vi é resultado da união dos grupos de pesquisa: ETC – Comunicação, Tecnologia e Economia; Observatório de Experiências Expandidas em Comunicação (Obeec); e Núcleo de Pesquisa e Produção de Imagem (Nuppi). O Projeto conta com a coordenação da professora do curso de Comunicação Social Patrícia Azambuja; como vice-coordenadora, Jane Maciel; e como pesquisadora-colaboradora, Carolina Libério.
O Projeto de Extensão possui um acervo digital, por meio de um site que disponibiliza imagens fotográficas, dentro dos termos de uso. O acervo digital pode ser acessado pelo link.
O Projeto de Extensão Acervo Bem.te.vi proporciona aos estudantes de Comunicação Social um espaço de valorização e enriquecimento do aprendizado sobre conteúdos imagéticos – fotografias, vídeos e imagens em geral. A exposição “Grande Rua Grande”, é fruto do esforço de três estudantes de Jornalismo que, com incentivo da professora Jane Maciel e com o auxílio da equipe do Acervo Bem.te.vi, alcançaram um espaço para além da sala de aula e registraram o cotidiano e a história da emblemática Rua Grande.
Por: Aline Vitória
Fotos: Bruno Goulart, Elayne Pinheiro e Lucas Araújo
Revisão: Jáder Cavalcante