Notícias

Fórum de Graduação 2025 discute os impactos e desafios da Inteligência Artificial no Ensino Superior

publicado: 26/06/2025 11h17, última modificação: 26/06/2025 13h57
Fórum de Graduação 2025 discute os impactos e desafios da Inteligência Artificial no Ensino Superior

Com o objetivo de ampliar as discussões sobre o uso da inteligência artificial no Ensino Superior, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) iniciou, nesta quinta-feira, 26, o Fórum de Graduação 2025. A solenidade de abertura foi realizada pela manhã, de forma on-line, por meio do canal oficial da UFMA no YouTube.

O Fórum de Graduação integra o calendário acadêmico e tem por propósito promover a troca de experiências e informações entre membros da UFMA e de outras instituições federais, tendo por objetivo o fortalecimento e a inovação no ensino de graduação.

Além da discussão sobre o Ensino Superior na era da inteligência artificial, o Fórum também apresenta políticas e ferramentas voltadas para a graduação na UFMA, como a implementação da Política de Qualidade da Graduação (QUALIGRAD), o uso do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) por coordenadores e alunos de extensão, além de tópicos sobre avaliação e renovação de reconhecimento de cursos no Enade, e programas de monitoria e nivelamento acadêmico.

O reitor da UFMA, Fernando Carvalho, salienta que é fundamental debater o ensino e adotar a inteligência artificial de forma planejada para impulsionar a qualidade da graduação na UFMA. “Esse fórum tem um papel muito importante, considerando o momento atual em que estamos fazendo a transição das subunidades acadêmicas e a implantação do programa de qualidade da graduação na UFMA. Nesse período de transição é relevante discutir sobre o nosso ensino e o uso da inteligência artificial, que veio para agregar. Se soubermos utilizar e se tivermos uma política estabelecida de utilização dessa ferramenta, vamos avançar”, defende.

O reitor reforça a preocupação da instituição em oferecer modernização e qualidade de ensino, por meio da criação da Diretoria de Inteligência Artificial na UFMA. “Criamos uma diretoria de inteligência artificial que está desenvolvendo ferramentas para os nossos alunos e professores e para toda a administração, modernizando e dando mais produtividade para a nossa instituição, como, por exemplo, a implantação da IA no Sistema Eletrônica de Informação (SEI) e a criação e liberação de acesso a ferramentas especificas que vão auxiliar os professores, alunos e nossos técnicos-administrativos.  

De acordo com o pró-reitor de Ensino da UFMA, Romildo Sampaio, é imprescindível a discussão dos impactos da inteligência artificial no ensino. “Esse evento já existe há 17 anos e, desde a primeira edição, tem abordado temas atuais e relevantes para a educação superior e para o ensino em geral. A escolha do tema deste ano reflete essa proposta, pois, há cerca de dois anos, a inteligência artificial se tornou um assunto extremamente relevante para a educação superior”, ressalta.

Portanto, durante o evento, os palestrantes abordam os impactos, desafios, potencialidades e limitações da era da Inteligência Artificial.

Programação

O Fórum de Graduação se estende até essa sexta-feira, 27, durante os horários da manhã e tarde.

Para quem deseja participar, o evento ainda recebe inscrições por meio do SigEventos.

Acompanhe a programação completa clicando aqui. 

Por: Sarah Dantas

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: