Notícias
Fortalecendo sua política empreendedora e ecossistema local: UFMA recebe BÜ Connect
Com o intuito de reforçar sua política empreendedora, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) recebeu na tarde dessa quarta-feira, 5, o BÜ Connect. O evento, que possui a finalidade de promover o desenvolvimento de startups e debater tecnologia e inovação, ocorreu no Auditório Central e contou com a presença de personagens importantes do empreendedorismo à nível regional e nacional.
Buscando estimular o diálogo entre iniciantes do ramo e empreendedores com vasta experiência, a ocasião incluiu em sua programação palestras e momentos de interação direta entre os participantes e os organizadores, com painéis de perguntas e respostas. Docentes e discentes da instituição, além de interessados no campo do empreendedorismo de fora da comunidade acadêmica, compuseram a plateia do evento.
Representando a parceria da Universidade com o BÜ Connect, o professor Hélio Trindade, coordenador de Formação Empreendedora e Empresas Juniores da Diretoria de Empreendedorismo (DEMP), ligada à Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), esteve presente no evento e comentou sobre as possibilidades de expansão e desenvolvimento que o BÜ Connect pode gerar juntamente à instituição: “Estamos com uma visão que nossa coordenação também tem responsabilidade sobre a educação empreendedora na Universidade. É a busca de uma ação conjunta de toda a DEMP que visa justamente integrar a academia com o mercado, e essa é uma oportunidade de conhecermos um pouco do que o mercado está fazendo e associar isso a nossa expertise acadêmica. Falando especificamente sobre as empresas juniores, é o momento deles poderem analisar como as empresas seniores, formais e atuantes fora da Universidade, se comportam. É uma ocasião de grande conexão, integração e aprendizado para todos nós”, frisa.
Ricardo Souza, principal palestrante do evento e fundador da Be You Education, empresa promotora do evento, destacou a oportunidade de trazer essa iniciativa ao Maranhão. “Rodamos por São Paulo e percebemos que o evento funciona maravilhosamente bem, então decidimos expandir para cidades e estados que não são tão assistidos nessa questão [do empreendedorismo]. Além disso, é um evento gratuito, o que faz com que as pessoas conheçam e se conscientizem sobre o trabalho, façam network e conheçam outros ecossistemas”, explica.
A UFMA demonstra e reforça diariamente seu compromisso com o desenvolvimento do empreendedorismo em todo o território maranhense e nacional. Por meio da Ageufma e da DEMP, diversas iniciativas e parcerias são realizadas visando a expansão da intersecção entre a academia e o mercado, fazendo com que os discentes e egressos utilizem as habilidades adquiridas e desenvolvidas na instituição para aprimorar e transformar o mercado de trabalho.
Por: Gabriel Jansen
Fotos: Gabriel Jansen