Notícias

Formatura de 170 idosos na UNITI celebra inclusão, autonomia e novas perspectivas de vida na terceira idade

publicado: 16/12/2025 10h26, última modificação: 16/12/2025 17h45
Formatura de 170 idosos na UNITI celebra inclusão, autonomia e novas perspectivas de vida na terceira idade

Formandos 2025 da Universidade Integrada da Terceira Idade. Foto: Ingrid Trindade/Dcom

Maria José do Nascimento ainda se lembra do primeiro dia em que ouviu falar da Universidade Integrada da Terceira Idade (UNITI). O convite veio de Joana, amiga veterana no projeto, que circulava sozinha pela cidade, estudava e falava com entusiasmo sobre a experiência. “Fiquei curiosa”, recorda Maria José. Entre o trabalho, um acidente e a espera pelo momento certo, ela não desistiu. Em 2025, enfim, realizou a inscrição. “Eu tô muito feliz de fazer parte da UNITI, que é maravilhosa, os professores, os alunos. Na verdade, é uma família”, resume, com alegria.

Na última sexta-feira, 12, Maria José esteve entre os 170 idosos que encerraram mais um ciclo de aprendizagem na UNITI, durante a cerimônia de entrega dos certificados de conclusão do Curso de Formação Continuada em Envelhecimento Ativo e Saudável. Mais do que diplomas, a solenidade celebrou histórias de superação, autonomia e pertencimento.

Formatura UNITI - 12-12-2025

Criada em 1995, a UNITI nasceu da parceria entre a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), a Secretaria de Estado de Administração e Previdência Social (SEAPS) e o Serviço Social do Comércio (SESC). Nascida como projeto de extensão e hoje uma instância da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a UNITI tem por missão promover a integração social da pessoa idosa e prepará-la para uma terceira idade digna, prazerosa e ativa. Ao longo dos anos, tornou-se referência para a criação de projetos com foco na terceira idade em todo o Maranhão.

A proposta pedagógica da UNITI vai além da sala de aula. O objetivo é promover mudanças qualitativas no padrão de vida do idoso com base na autodescoberta e na autovalorização, fortalecendo habilidades intrapessoais e interpessoais e reconhecendo o idoso como sujeito psicoemocional e agente social.

Para a pró-reitora de Extensão e Cultura da UFMA, Zefinha Bentivi, cada formatura reafirma o compromisso institucional com a inclusão. “Para a Universidade, é cumprimento de um dos dispositivos mais importantes nosso, que é incluir: inclusão. Quando a gente tem uma turma formando, a gente sente que está no lugar certo, no momento certo, respeitando as pessoas, respeitando, sobretudo, a vida daqueles que estão aqui conosco”, destacou.

Cerimônia de Formatura da UNITI 2025. Foto: Ingrid Trindade/Dcom

O curso, com cerca de 270 horas ao longo do ano, reúne disciplinas e atividades que dialogam diretamente com o envelhecimento saudável: nutrição, educação, tecnologia, artesanato, empreendedorismo e práticas desportivas. Segundo o chefe da Divisão da UNITI, Rafael Lima, o impacto vai além do aprendizado técnico. “Neste momento, a gente consagra esses 170 idosos que fazem parte da UNITI, que se inscreveram no início do ano, concluindo um curso que é voltado pro processo de envelhecimento ativo e saudável e que eles estão com uma nova perspectiva de vida, uma nova forma de viver, uma nova forma de ver e viver a vida”, ressalta.

Essa transformação é visível também no esforço diário dos estudantes. Muitos se deslocam de áreas distantes de São Luís para frequentar a UNITI. “A gente também tem a participação da comunidade, que é fundamental, que são esses idosos que vêm das áreas mais longínquas daqui de São Luís só pra frequentar a nossa UNITI”, reforça Rafael.

Patrono da turma 2025, o vereador Raimundo Penha ressaltou o caráter inspirador da formatura: “Aqui estão pessoas que estão quebrando o tabu da sociedade. Muita gente acha que o idoso já acabou a sua jornada, já não está mais no mercado de trabalho, e essas pessoas estão encarando o desafio que qualquer outro estudante: se deslocar da sua casa, vir para dentro de uma universidade federal, onde tem um choque cultural, pessoas com idade menor do que a delas, e elas chegaram aqui até o final hoje para receber mais um dos tantos diplomas da vida delas. Então, é uma lição para nós, é para nós nos inspirarmos nesse exemplo”.

Francisco de Assis discursa em nome dos formandos da Turma 2025. Foto: Ingrid Trindade/Dcom

Em nome dos formandos, o orador da turma, Francisco de Assis, destacou o caráter humanista da UNITI e o orgulho de fazer parte da história da instituição. “A estrutura pedagógica da Uniti reflete a proposta verdadeira, humanista. Isso nos faz ser mais humanos, nos faz participarmos mais da vida acadêmica da instituição. Nós levamos o nome da instituição lá fora. Os nossos professores aqui, eu rendo a homenagem a todos e a todas. Foi de uma construção, de uma parceria, de uma forma extremamente educada. É que posso levar conosco o orgulho de fazer parte da história da Universidade Integrada da Terceira Idade e o compromisso de continuarmos sendo gente ativa de nossa própria trajetória”, declarou Francisco em seu discurso.

Para Maria José, a despedida é apenas parcial. “Já fico triste porque vamos ficar distantes, mas é só um pouquinho”, diz, confiante de que os laços permanecem. Como ela e tantos outros, os formandos de 2025 deixam a UNITI com a certeza de que envelhecer pode e deve ser sinônimo de aprendizado contínuo, autonomia e alegria de viver.

Por: Ingrid Trindade

Fotos: Ingrid Trindade

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: