Finais definiram equipes vencedoras dos esportes coletivos da Copa das Atléticas, no ginásio do Núcleo de Esportes da Cidade Universitária

publicado: 13/06/2022 15h52, última modificação: 14/06/2022 09h19

No sábado, 11, foram realizadas as finais dos esportes coletivos da Copa das Atléticas do Maranhão (Cama), no ginásio do Núcleo de Esportes da Cidade Universitária Dom Delgado, competição iniciada no dia 21 de maio. Esta edição foi organizada pela atlética Regente, do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) e contou com a presença de dezesseis equipes para os jogos finais do sábado, em que foram definidos os campeões de duas divisões nas modalidades de futsal, vôlei, handebol e basquete. Além dessas, a Copa também contou com disputas na modalidade de jogos etílicos.

O diretor de Esporte da Regente, Felipe Campos, revelou que, na organização desta edição, houve preocupação em relação à volta das atividades presenciais e retorno da realização da Copa das Atléticas, sendo adotados alguns protocolos sanitários para evitar aglomerações o máximo possível, como a diminuição da quantidade de pessoas, redução na quantidade de modalidades e controle no uso do espaço para os treinos. “Essa volta, tanto para as atléticas quanto para os campeonatos, foi muito difícil, mas, graças a Deus, está dando tudo certo. Estamos indo com tudo para a frente, já tivemos melhorias significantes este ano, e tudo está saindo como programado”, comentou.

Leonardo Silva Soares, pró-reitor de Assistência Estudantil (Proaes), falou que o evento é muito importante para os estudantes que estão envolvidos com as Atléticas nesse momento esportivo “pós-pandemia”. “Nós os apoiamos da melhor forma possível para fomentar esse momento de interação e extravasamento entre os estudantes. Depois de dois anos e meio de pandemia, de fato já podemos dizer que estamos de volta às atividades presencias, e agora é fortalecer cada vez mais as atividades esportivas dentro da instituição”, afirmou.

O reitor Natalino Salgado, que esteve presente no sábado, comentou a relevância da retomada e da política de parceria das atléticas com a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil. “Estamos muito felizes, pois o esporte não tem proporcionado só saúde e lazer, porque o esporte também é educação, traz uma motivação psicológica, sobretudo neste momento de retorno, porque esporte é cultura, é mais saúde para os nossos atletas do ponto de vista físico e psicológico”, enfatizou.

Flavio de Oliveira Pires, diretor de Esporte e Lazer da Proaes, falou sobre a união que os jogos proporcionam. “A gente sabe que o esporte é o momento de grande união entre os alunos de vários cursos que se encontram para promover esse movimento cultural, de participação e entrosamento entre todas as atléticas”, declarou.

Final da primeira divisão do vôlei feminino

As finais da primeira divisão da Copa das Atléticas do Maranhão tiveram início com a disputa de medalha de ouro da competição de vôlei feminino, entre as atléticas Lendária, do curso de Direito, e Regente, de BICT. A escalação da Lendária contou com as atletas Marian, Laise, Isabela, Duda Pestana, Thaís Verde, Greice, Isabella e Luane, enquanto que a atlética Regente foi escalada com as atletas Aída, Jenifer, Natália, Camila, Poliana, Alice, Ana Teresa, Kalinda, Liessa e Ana Vitória.

O jogo começou com a Lendária atacando um pouco melhor, mas a Regente equilibrou o jogo e o placar do primeiro set com boas defesas e se aproveitou do desgaste físico das adversárias no fim para fechar em 25 a 23. Mesmo com a vantagem, a Regente montou uma estratégia ainda melhor para o segundo set, com muitos levantamentos para Ana Teresa, que se destacou com muitos pontos na entrada de rede e na zona central, porém com distribuição ocasional dos levantamentos para outras jogadoras, o que confundiu a marcação da Lendária. O placar do segundo set ficou em 25 a 13, garantindo a vitória e o ouro para a Regente por 2 sets a 0.

Ao final da partida, Ana Teresa Magalhães destacou o trabalho coletivo e revelou que entrou no curso durante o período da pandemia. “Ganhar essa competição é muito importante, a gente esperava outra colocação. No início, entramos desestabilizadas, mas conseguimos fazer um bom jogo e ganhar. Somos um time, uma só não ganha, é muita organização, todas são ótimas jogadoras”, elogiou.

Finais da Copa das Atléticas do Maranhão - 11-06-2022

Outros resultados

Ainda pela primeira divisão da Copa das Atléticas, no vôlei masculino a Lendária ganhou de virada por 2 a 1 da Matraca e “faturou” o ouro. Pela segunda divisão da mesma modalidade e gênero, a Atlética Lorde venceu a Laplace por 2 a 0 e conquistou o título.

Pela segunda divisão do futsal masculino, a atlética Laplace venceu o campeonato aplicando 4 a 2 sobre a Carcará. Também pela segunda divisão, no futsal feminino quem ficou com as medalhas de ouro foi a Psicodélica após empatar em 1 a 1 com a Sparta e vencer por 2 a 0 nos pênaltis. Pela primeira divisão do handebol feminino, a vitória ficou a Ampere, que empatou com a Matraca por 5 a 5 e venceu por 2 a 0 na sequência nos tiros de sete metros.

Mais resultados e informações sobre a Copa das Atléticas do Maranhão podem ser conferidas pelo Instagram.

Por: Hemylly Mendes

Produção e fotos: Luciano Santos