Filosofia e Literatura são tema de curso que será ministrado por mestranda em Letras da UFMA

publicado: 26/02/2024 12h07, última modificação: 26/02/2024 12h08
As inscrições para o curso “Literatura e Filosofia: um jogo de espelhos” vão até 11 de março
Filosofia e Literatura é tema de curso que será ministrado por mestranda em Letras da UFMA

Nos dias 12 e 13 de março, a mestranda em Letras da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Gabriela Lages Veloso ministrará o curso “Literatura e Filosofia: um jogo de espelhos”, que também terá a participação do professor Renato Nunes Bittencourt, doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O curso, que ocorrerá no formato on-line, ao vivo, por meio do Google Meet, está sendo promovido pelo Projeto de Extensão Jurisdrama, da UFRJ.

Com inscrições abertas até o dia 11 de março, o curso é voltado para o público geral, e cada participante terá direito ao recebimento de um certificado com carga horária de dez horas.

Segundo Gabriela Lages Veloso, o objetivo do curso é apresentar um breve histórico acerca das raízes da literatura e da filosofia e os fatos que culminaram no afastamento e posterior aproximação dessas áreas. “Ao longo do curso, vamos compreender as raízes históricas da Poesia e da Filosofia, no contexto do mundo ocidental. Além disso, investigaremos os fatos que culminaram no afastamento, e posterior aproximação, da Literatura e da Filosofia, a fim de levantar uma discussão acerca das possíveis pesquisas que podem ser traçadas com base no diálogo entre essas duas áreas”, pontuou a professora.

Como a Filosofia e a Literatura se relacionam

A mestranda explica que a Literatura e Filosofia se conectam desde os primórdios. No que tange ao Ocidente, a literatura, ou melhor, a poesia, antecede o surgimento da Filosofia. De acordo com Carpeaux (2008), a base da literatura grega é formada por um “cânone tradicional e invariável” constituído, principalmente, por poemas e epopeias ligados a um “poeta lendário”: Homero.

“No entanto precisamos esclarecer que a poesia ocupava um lugar de prestígio e honra na civilização grega, totalmente diferente do lugar subalterno que ocupa hoje. Segundo Torrano (2014), antes da constituição da pólis e da adoção do alfabeto, havia apenas uma comunidade agrícola e pastoril. Nesse contexto, o poeta-cantor, conhecido como aedo, representava o auge da tecnologia de comunicação e, em consequência disso, detinha o poder”, esclarece Gabriela.

Ainda conforme a explicação de Grabriela, o “rico legado de Homero e suas explicações mítico-poéticas sobre o mundo e a vida humana, mais tarde, inspiraram o surgimento de uma nova forma de ver e compreender a realidade: a filosofia”.

A relação entre as duas áreas prossegue com base em pesquisas que analisam os textos literários baseados em temas filosóficos.

“A minha pesquisa de mestrado, no PGLETRAS da UFMA, por exemplo, analisa as representações simbólicas do espelho nos contos O Espelho (1882), de Machado de Assis, e Espelho (1997), de José J. Veiga, com base na teoria filosófica schopenhaueriana, sobretudo no que se refere aos três aspectos da natureza humana, que Schopenhauer (2002) instituiu em seu livro Aforismos para a sabedoria de vida: “ser”, “ter” e “representar”, exemplifica a mestranda.

Sobre os ministrantes

• Gabriela Lages Veloso – Escritora, professora e crítica literária.

Mestranda em Letras, na linha de Estudos Teóricos e Críticos em Literatura, pela Universidade Federal do Maranhão. Graduada em Letras – Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas, pela Universidade Estadual do Maranhão. Autora do livro de poesia “O mar de vidro” (Caravana, 2023). Atualmente, é colunista do Imirante.com. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: a representação simbólica do espelho; a relação entre literatura e filosofia, narrativas contemporâneas e literatura comparada.

• Renato Nunes Bittencourt – Doutor em Filosofia pelo PPGF-UFRJ.

Professor da FACC-UFRJ. Tem experiência nas áreas de Filosofia da Administração e das Organizações, Administração Pública, Ciência Política, Sociologia Geral, Filosofia do Direito, Teoria do Estado, Bioética, Filosofia Geral, Teoria Psicanalítica, Teoria da Comunicação e Comunicação Corporativa. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Pesquisa de Mercado, Moda e Consumo, Violência, Economia Política, Amor e relações humanas na sociedade contemporânea e crítica da cultura contemporânea por meio de Zygmunt Bauman, Gilles Lipovetsky, Ortega Y Gasset, Michel Foucault, Pierre Lévy, Nietzsche, Espinosa, Schopenhauer, Marx, entre outros.

O que: curso “Literatura e Filosofia: um jogo de espelhos”

Data: 12 e 13 de março de 2024, das 14h30 às 16h.

Local: ao vivo, pelo Google Meet

Taxa de inscrição: R$ 70,00