Notícias

Festival Guarnicê de Cinema divulga a programação do seminário Ciência Cine Guarnicê

publicado: 22/08/2022 14h15, última modificação: 22/08/2022 15h43
Festival Guarnicê de Cinema divulga a programação do seminário Ciência Cine Guarnicê.jpeg

A segunda edição do seminário Ciência Cine Guarnicê, evento acadêmico organizado como parte das atividades do  Festival Guarnicê de Cinema, ocorrerá no período de 27 a 29 de setembro, em formato híbrido, com conferências realizadas em São Luís e transmitidas virtualmente, e apresentações de trabalhos por meio do Google Meet. Neste ano, o seminário tem como tema ‘’Ciência, Memória e Educação: Relações em Movimento’’.

De acordo com o professor Marcos Fábio Belo Matos, um dos organizadores do evento, “a ideia desse seminário é trazer para o Guarnicê a discussão acadêmica em torno do cinema e audiovisual como um todo, principalmente em termos de técnica, linguagem e história/memória”.

A programação dos três dias de seminário terá o mesmo formato. Das 10h às 12h, o Ciência Cine Guarnicê promove uma conferência em modo híbrido. Ou seja, a apresentação ocorre presencialmente, em São Luís, e é transmitida virtualmente pelo canal do Guarnicê no Youtube. Os locais e temas das conferências serão divulgados em breve no site guarnice.ufma.br.

Pela tarde, os pesquisadores inscritos no seminário apresentarão seus trabalhos por meio do Google Meet. Cada dia de evento haverá um grupo de trabalho (GT) distinto. O tema do primeiro GT é “Cinema e Memória”; do segundo, “Cinema e Técnica”, e do terceiro, “Cinema e História”.

Para este ano, o seminário recebeu 19 inscrições de pesquisadores de 10 instituições diferentes para apresentação de trabalhos nos GTs.

Ouvintes 

As inscrições para apresentação de trabalhos no seminário encerraram dia 15 de agosto. Mas quem não se inscreveu e quer assistir poderá acompanhar as conferências e os GTs como ouvinte. As inscrições são gratuitas e serão disponibilizadas em breve no site guarnice.ufma.br. O certificado para ouvintes que participarem de toda a programação é de 30 horas.

Saiba +

Inserido na programação do Festival Guarnicê de Cinema, o Seminário Ciência Cine Guarnicê tem como meta fomentar o debate entre pesquisadores que se debruçam sobre as diferentes teorias e metodologias da imagem em movimento, seus diálogos e interações com áreas correlatas, levando em consideração perspectivas e abordagens múltiplas em relação às demais obras artísticas. 

A coordenação do Seminário é do professor Marcus Túlio Borowiski Lavarda, do curso de Jornalismo da UFMA de Imperatriz e que trabalha com audiovisual. “Este seminário tem tudo para, daqui há alguns anos, se tornar referência no debate nacional sobre o audiovisual, com pesquisadores de vários estados brasileiros vindo apresentar seus trabalhos”, afirmou.

O Festival Guarnicê de Cinema é realizado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade Federal do Maranhão. A Edição 45 do evento ocorrerá de 23 a 30 de setembro. Além de exibições, o festival promove ações formativas que incluem oficinas, minicursos, palestras etc. Toda a programação é gratuita.

Por: Paulo Vinicius de Souza

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: