Festival Guarnicê de Cinema abre inscrições para mostra dedicada exclusivamente a universitários maranhenses

publicado: 27/02/2024 13h53, última modificação: 27/02/2024 13h53

O Festival Guarnicê de Cinema anunciou, nesta terça-feira, 27, uma novidade para a 47° edição: a Mostra Universitária, totalmente composta por produções realizadas por estudantes maranhenses matriculados em uma instituição de ensino superior. As inscrições para a mostra estão abertas até 23 de março no site guarnice.ufma.br em duas categorias: curtas-metragens e videoclipes.

O objetivo da Mostra Universitária é valorizar a produção cinematográfica dos estudantes maranhenses e proporcionar um novo espaço para a difusão e o reconhecimento de seus trabalhos. Os filmes inscritos serão avaliados por uma comissão julgadora designada pela organização do  Festival Guarnicê de Cinema. Após a avaliação, o evento divulgará as obras aptas para a competição. Os concorrentes disputam o Troféu Guarnicê para o melhor videoclipe e o melhor curta-metragem.

Os interessados devem observar os seguintes critérios: serão aceitos filmes finalizados a partir de junho de 2021, e cada pessoa poderá inscrever, no máximo, dois trabalhos. A idade mínima para participação é 18 anos. O regulamento completo da mostra está disponível no formulário de inscrição.

Além da Mostra Universitária, o Guarnicê está com inscrições abertas para as suas mostras principais nas categorias videoclipes e longas e curtas-metragens nacionais e maranhenses. O endereço para submissões também é guarnice.ufma.br.

O Festival Guarnicê de Cinema é realizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O evento é o quarto mais longevo festival de cinema do país. Desde 2020, o festival é realizado em formato híbrido, com programação presencial em São Luís e virtual por meio da plataforma de streaming CineGuarnicê. Na última edição, o festival alcançou quase 60 mil espectadores com sua programação presencial e on-line.

Por: Paulo Vinícius/DAC