Notícias

Festival Guarnicê de Cinema 2025: lançamento da 48ª edição promete inovação e diversidade no audiovisual

publicado: 28/02/2025 11h35, última modificação: 28/02/2025 14h30
As inscrições para as mostras competitivas já estão abertas e se estendem até 30 de março.
Festival Guarnicê de Cinema 2025: lançamento da 48ª edição promete inovação e diversidade no audiovisual

O Festival Guarnicê de Cinema, um dos eventos cinematográficos mais importantes do Brasil, chega à sua 48ª edição em 2025 com grandes novidades. Promovido pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), o Festival será realizado de 1º a 8 de agosto, no formato híbrido, mantendo sua tradição de celebrar e impulsionar a produção audiovisual nacional e internacional.

Confira o Edital!                                                                                                             

Com um olhar voltado para a inovação e o intercâmbio cultural, o evento deste ano continua com as Mostras Competitivas Nacional e Maranhense, além de mostras paralelas e Especiais. O seminário acadêmico Ciência Cine Guarnicê retorna, fortalecendo a conexão entre o cinema e a pesquisa acadêmica.

Inscrições já estão abertas

As inscrições para as competições estarão abertas de 24 de fevereiro a 30 de março de 2025, permitindo a participação de realizadores brasileiros, ibero-americanos e de países de língua portuguesa. Os filmes selecionados concorrerão ao prestigiado Troféu Guarnicê, além de premiações em dinheiro. Destaque para o Prêmio Assembleia Legislativa do Maranhão, destinado à melhor produção maranhense, que concederá um valor correspondente a dez salários mínimos ao vencedor.

Entre as novidades, o Festival mantém o formato híbrido, ampliando o alcance das exibições e promovendo uma maior participação do público. Além disso, a votação popular será realizada tanto de forma on-line quanto presencialmente.

A expectativa para o Festival Guarnicê de Cinema 2025 é alta, especialmente após o sucesso da edição de 2024, que consolidou o Festival como um dos principais espaços de valorização do cinema independente e autoral no país.

Por: Lucio Silva

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: