Festival Guarnicê de Cinema 2021 é lançado oficialmente em coletiva de imprensa

publicado: 03/09/2021 08h46, última modificação: 03/09/2021 09h01
Coletiva Guarnicê 2021.jpg

O Festival Guarnicê de Cinema 2021 foi oficialmente lançado nessa quinta-feira, 2, em coletiva de imprensa realizada no Hotel Blue Tree Towers, em São Luís.

Seguindo as recomendações sanitárias, o evento foi limitado a 50 pessoas. A coletiva também foi transmitida ao vivo no Instagram da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Apresentaram o Guarnicê o reitor da UFMA, Natalino Salgado; a pró-reitora de Extensão e Cultura, Zefinha Bentivi; a diretora de Assuntos Culturais, Rosélis Barbosa Câmara; e a representante da Equatorial Maranhão, Jeane Pires.

O reitor Natalino Salgado ressaltou a adaptação do festival ao modelo híbrido — que divide ações presenciais e virtuais — e mencionou a expressiva quantidade de 1.152 filmes inscritos para a edição 44. Entre esses inscritos, 87 obras foram escolhidas para oito mostras competitivas. As exibições vão ocorrer no Teatro Arthur Azevedo, no Teatro João do Vale e no Palacete Gentil Braga. Os filmes também serão disponibilizados na Plataforma Guarnicê (guarnice.ufma.br).

Novidades

Um dos destaques é a mostra Faz Todo Sentido, que apresenta filmes com recursos de acessibilidade e terá júri formado por pessoas com deficiência.

O grande número de submissões também motivou o novo conceito visual do Guarnicê, que, idealizado pelo coordenador de cultura, Saulo Simões, define o tema "movimento" para o festival deste ano. ‘’É sair do lugar, dar um passo à frente, transpor obstáculos, enfrentar desafios, mas seguir sempre adiante, com os pés no chão, e não podia ser diferente, com a cabeça nas nuvens, afinal, é arte, e a arte provoca, resiste, é visionária e protagonista’’ pontua.

A diretora de assuntos culturais e coordenadora do Guarnicê, Rosélis Barbosa Câmara, reiterou que um dos principais objetivos do festival é ‘’oportunizar e contribuir com a democratização do acesso ao cinema’’.

Outras novidades são a programação de jogos digitais e o seminário Ciência Cine Guarnicê, espaço dedicado à produção acadêmica sobre o audiovisual. As ações formativas, o aplicativo Cine Guarnicê e o Guarnicê itinerante também foram abordados.

Na coletiva, o filme de abertura foi anunciado: O Jardim Secreto de Mariana, dirigido por Sergio Rezende e protagonizado por Gustavo Vaz e Andréia Horta. O diretor da obra também será o homenageado nacional do Guarnicê 2021. As servidoras da Diretoria de Assuntos Culturais da UFMA Cleide Ribeiro e Sandra Pinheiro e o Museu da Memória Audiovisual do Maranhão (MAVAM) são os homenageados locais.

Acesse o encarte do Festival 2021

Festival Guarnicê de Cinema – Edição 44

Realizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade Federal do Maranhão, o Guarnicê 2021 ocorrerá de 17 a 24 de setembro, com os patrocínios do Instituto Cultural Vale; do Governo do Maranhão; SECMA, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura; do Centro Elétrico e da Equatorial Maranhão.

CDonta também com o apoio da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão; da Fundação Josué Montello; da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP); Eduplay; Fundação Sousandrade; Mistika; Academia Internacional de Cinema (AIC); Associação Maranhense de Desenvolvedores de Jogos Eletrônicos (AMAGAMES); TV UFMA; Secretaria Estadual de Educação (SEDUC); Escola de Comunicação e Arte da USP; Escola Aberje de Comunicação; Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA); Escola de Cinema do IEMA e Hotel Blue Tree Towers.

Festival Guarnicê de Cinema 2021 é lançado oficialmente em coletiva de imprensa - 02-09-2021

Por: Paulo Vinicius Coelho

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents