Notícias
Festival Guarnicê de Cinema 2021 começará nessa sexta-feira, 17, no Teatro Arthur Azevedo
A abertura do Festival Guarnicê de Cinema 2021 será realizada nessa sexta-feira, 17, às 19h, no Teatro Arthur Azevedo, localizado na Rua do Sol, em São Luís. A cerimônia também será transmitida na TV UFMA (canal 16.1) e no Youtube, no Instagram e no site do Festival.
Os ingressos para a cerimônia podem ser retirados na sexta-feira, na bilheteria do Teatro, entre as 13h e as 18h. O público deve chegar ao teatro com antecedência. Não será permitida a entrada após às 19h. A solenidade será conduzida pela atriz Layla Calixto e pelo cineasta Fernando Braga. Toda a programação do Guarnicê é gratuita.
Por conta da pandemia, a lotação do teatro está reduzida. O uso de máscara no evento é obrigatório.
Filme de abertura
A edição 44 do Guarnicê terá início com a estreia nacional de "O Jardim Secreto de Mariana", filme protagonizado por Andreia Horta e Gustavo Vaz e dirigido por Sergio Rezende. O diretor carioca, realizador de clássicos como "Salve Geral" e "O Homem da Capa Preta", será o homenageado nacional do Guarnicê.
Homenagens locais
A cerimônia de abertura do festival contará ainda com homenagens a Cleide Carneiro e Sandra Pinheiro, funcionárias da Diretoria de Assuntos Culturais (DAC) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) que contribuíram com a produção de pelo menos 20 edições do Guarnicê.
O Museu da Memória Audiovisual do Maranhão (MAVAM) também será homenageado. A instituição, ligada à Fundação Nagib Haickel, é reconhecida como um instrumento de preservação e projeção das manifestações artísticas maranhenses.
O Festival Guarnicê de Cinema 2021
Realizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade Federal do Maranhão, o Guarnicê 2021 ocorrerá entre os dias 17 e 24 de setembro, com os patrocínios do Instituto Cultural Vale; do Governo do Maranhão; da Secretaria de Cultura do Maranhão (Secma), por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura; e do Centro Elétrico e da Equatorial Maranhão.
O Festival também tem apoio da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão; da Fundação Josué Montello; da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP); Eduplay; Fundação Sousândrade; Mistika; Academia Internacional de Cinema (AIC); Associação Maranhense de Desenvolvedores de Jogos Eletrônicos (Amagames); TV UFMA; Secretaria Estadual de Educação (Seduc); Escola de Comunicação e Arte da USP; Escola Aberje de Comunicação; Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema); Escola de Cinema do Iema e Hotel Blue Tree Towers.
Confira a programação completa
Por: Paulo Vinicius Coelho/Festival Guarnicê de Cinema
Revisão: Jáder Cavalcante