Notícias

FAPEMA entrega Prêmio 2025 e celebra 20 anos de valorização da ciência maranhense

publicado: 19/01/2026 13h01, última modificação: 19/01/2026 13h09
FAPEMA entrega Prêmio 2025 e celebra 20 anos de valorização da ciência maranhense

Nordman Wall em entrevista ao jornalista Adalberto Júnior

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) entrega nessa quarta-feira, 21, o Prêmio FAPEMA aos vencedores da edição 2025. Em 2026, a premiação completa vinte anos, apresentando o tema: “Inovando o presente, construindo o futuro do Maranhão”.

Para falar sobre a premiação, que reconhece as melhores iniciativas de pesquisa no estado, considerada o “Oscar da ciência maranhense”, a Universidade FM apresenta, nessa terça-feira, 20, entrevista com o presidente da FAPEMA, Nordman Wall Barbosa de Carvalho Filho.

O evento vai premiar 64 pesquisadores, em dez categorias. Entre os contemplados, estão pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A premiação em dinheiro totaliza R$ 300 mil, provenientes do Governo do Estado. Além do valor financeiro, os vencedores receberão diploma e troféu oficial, como forma de valorização do talento e da produção científica maranhense.

Em entrevista concedida ao jornalista Adalberto Júnior, no programa Rádio Opinião, Nordman Wall destacou a importância dos pesquisadores para o desenvolvimento científico do estado. “São pesquisadores fabulosos. Eles é que fazem a diferença e dão o tom desses vinte anos de história da FAPEMA”, afirmou.

Nesta edição, o Prêmio FAPEMA apresenta duas novidades: a categoria Empreendedorismo, voltada para empresas consolidadas, ou startups com soluções inovadoras de impacto econômico, social ou ambiental; e a categoria comemorativa Pesquisador Destaque FAPEMA 20 anos.

“Essa é uma maneira de valorizar o próprio prêmio e a própria entidade, atestando que, ao longo desses vinte anos, amadurecemos e construímos uma história. Vale destacar que o processo de seleção é feito por consultores ad hoc. A diretoria não se envolve, o que confere ainda mais credibilidade à premiação”, explicou.

PARCERIA

Durante a entrevista, o presidente da FAPEMA também falou sobre a parceria com a UFMA, por meio do projeto “Estratégias de Comunicação para o Fortalecimento da Divulgação Científica no Estado do Maranhão”, com destaque para o curso de Media Training.

“Sempre digo que precisamos combater o analfabetismo científico. Essa parceria tem dado muito certo e rendido excelentes frutos. Muitas vezes, o pesquisador não sabe como divulgar seu trabalho, e essa iniciativa foca exatamente nisso. Quanto mais as pessoas entendem, mais investimentos surgem. Aproxima-se a empresa do pesquisador, o governo, e o pesquisador dos problemas da comunidade, para produzir soluções por meio da pesquisa”, ressaltou.

A entrevista completa com o presidente da FAPEMA, Nordman Wall, sobre o Prêmio FAPEMA 2025 pode ser conferida na edição do Jornal Rádio Universidade, dessa terça-feira. Já a cerimônia de premiação ocorre na quarta-feira, dia 21, a partir das 19h, no Residencial Recepções, bairro Calhau.

Por: Borges Júnior/Universidade FM

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: