Notícias
Fábrica Santa Amélia sedia VII encontro da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo
Em parceria com a Rede Brasileira de Observatório de Turismo e da Prefeitura de São Luís, a Universidade Federal do Maranhão promoveu o XII Encontro da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo, realizado nessa quinta-feira, 1º, na Fábrica Santa Amélia, localizada no Centro de São Luís. Trazendo como tema "os agentes da pesquisa em Turismo: panorama e desafios dos observatórios de turismo no Brasil", o evento tem o objetivo de debater a importância do levantamento de dados na construção de políticas públicas de turismo no país.
Os observatórios são definidos como uma instância de pesquisa voltada para a análise e o monitoramento de dados e informações no âmbito do turismo, que tem por finalidade a criação de uma base de informações para o monitoramento estratégico e sistemático de atividades no setor.
Segundo o chefe do Departamento do Curso de Turismo e de Hotelaria, professor Jonilson Costa, as pesquisas nos observatórios abordam temas variados, englobando a cultura, o artesanato e a gastronomia. "Há pesquisas que são voltadas para a questão de gênero, a empregabilidade das mulheres e como todas estas questões influenciam a atividade turística . Outras avaliam a infraestrutura , gastronomia local e a cultura tradicional, buscando identificar de que formas o turista enxerga e se relaciona com esses traços da cidade", afirmou.
Ao sediar a sétima edição do evento, a fábrica Santa Amélia teve a oportunidade de receber diversas entidades, universidades, secretarias de cultura e secretarias de turismo de todo o Brasil. "Trata-se de um encontro muito interessante, que traz visibilidade para os cursos de Hotelaria e Turismo, para a nossa Universidade e para a nossa cidade, que é reconhecida como Patrimônio Mundial da Humanidade", sinaliza Costa.
O encontro foi coordenado por Ângela Roberta Lucas Leite, professora dos cursos de turismo e hotelaria da UFMA. Segundo Ângela, o evento reuniu os principais agentes e responsáveis pela questão do turismo no Brasil. "Essa rede é composta de diversos tipos de observatório de universidades, vinculados a secretarias e mistos, fomentados por empresários e pela gestão pública É um momento que a gente utiliza pra fazer essas trocas de conhecimento e de experiência", comentou.
Para a professora, os encontros são fundamentais para formação dos discentes e fomento da pesquisa em turismo na região ."É um momento muito importante para esses alunos que estão dentro da Universidade buscando conhecimento e uma forma de se inserirem no meio mediante a pesquisa. O mais importante é inserir esses alunos nas discussões, para que eles conheçam a questão da pesquisa na área", ressaltou.
O evento deixou uma boa impressão em Taís do Nascimento Brandão, discente do quarto período do curso de turismo, que reconheceu nas palestras e discussões o incentivo para seguir a carreira. "Agregou-me muito. É um incentivo muito grande para continuar o curso deparar-se com profissionais tão capacitados. Eles têm uma carga de conhecimento muito grande que trazem para a gente, e isso é muito importante para nós, alunos, pois estamos vendo o que aprendemos sendo aplicado na prática", enfatizou.
A professora e diretora do Centro de Ciências Sociais da UFMA, Lindalva Maia Maciel, esteve presente na ocasião, representando o reitor Natalino Salgado Filho. A professora destacou o mérito dos organizadores ao promover esse encontro para a Universidade. "O complexo da Fábrica Santa Amélia faz parte do nosso centro, e lá residem dois cursos que estão entre os melhores do país. Ao promover esse encontro em nível nacional de observatórios de turismo, eles enobrecem a nossa Instituição e nos deixam honrados em receber pesquisadores do Turismo de todo o Brasil", pontuou.
Por: Orlando Ezon
Revisão: Jáder Cavalcante