Notícias

Extensão em Hotelaria e Saúde da UFMA estimula humanização no atendimento hospitalar

publicado: 30/09/2025 11h23, última modificação: 30/09/2025 12h30
Extensão em Hotelaria e Saúde da UFMA estimula humanização no atendimento hospitalar

No último dia 26 de setembro, o curso de Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizou o evento de encerramento do projeto de extensão “Hotelaria e Saúde”. A iniciativa, que, ao longo de um ano, capacitou profissionais de hospitais públicos em práticas voltadas para a hospitalidade e a humanização do atendimento, foi realizado na Fábrica Santa Amélia.

Voltado a especialistas que atuam em setores estratégicos da hotelaria hospitalar, como gestão de leitos, higienização, lavanderia, rouparia, copa e cozinha, nutrição e recepção, o projeto formou duas turmas de trinta participantes cada uma, totalizando sessenta pessoas qualificadas. A proposta partiu da necessidade de fortalecer a visão de que os hospitais, além de locais de tratamento, podem ser ambientes acolhedores, em que a experiência do paciente e de seus acompanhantes é valorizada.

Para alcançar esse objetivo, a programação abrangeu encontros formativos presenciais semanais, com carga horária estruturada em módulos temáticos. As atividades incluíram ainda estudos de caso e rodas de diálogo, que possibilitaram a troca de experiências entre os cursistas e os monitores do projeto. Também foram elaborados materiais de apoio e guias práticos, que serviram como instrumentos de reflexão e aplicação no cotidiano hospitalar. 

Assim, o projeto buscou reduzir os impactos negativos da rotina hospitalar, muitas vezes marcada pela impessoalidade e pelo desgaste emocional, ao mesmo tempo em que incentivou a construção de ambientes acolhedores, capazes de oferecer atendimento de qualidade em instituições de saúde. 

“A abordagem da hotelaria hospitalar é fundamental porque amplia a visão dos gestores para além do cuidado biomédico, incorporando dimensões de conforto, bem-estar e qualidade de atendimento, que impactam diretamente na recuperação e satisfação dos usuários. Além disso, contribui para aproximar práticas de gestão da saúde de referenciais contemporâneos de hospitalidade, fortalecendo o papel social dos hospitais”, explicou a coordenadora da proposta, a professora Elza Galvão Bergê.  

Os resultados se traduziram não apenas em novos conhecimentos técnicos, mas também em mudanças de percepção. Para a técnica de enfermagem do Hospital da Cidade Rosa Maria Campelo, sua participação na formação foi enriquecedora.

“Eu me sinto lisonjeada pela oportunidade que a UFMA está nos dando. Eu acredito que nós, que atuamos na área hospitalar, precisamos sempre estar nos reciclando, a questão da humanização para com paciente e acompanhante. Para que eles possam ter uma vivência muito boa. E é isso que o curso hoje está nos repassando”, relatou. 

O projeto também teve impacto positivo para trabalhadores da zona rural, como a participante Idalilia Nogueira Martins.

“Está me ensinando muito, está clareando a minha mente. Eu queria muito que todos os profissionais pudessem participar de um curso desse, porque abrange não só a parte da hotelaria, mas toda a parte hospitalar. Então é muito bom, para mim está sendo muito gratificante. Estou tendo um conhecimento de uma imensidão que eu não imaginava que eu seria capaz”, destacou ela.

Para a professora Elza Galvão, a iniciativa sintetiza a missão da extensão universitária de promover uma interação transformadora entre a Universidade e a sociedade.

“Ao levar conhecimentos e metodologias da hotelaria hospitalar para dentro dos serviços de saúde, nesse caso, unidades do sistema público municipal, a Universidade contribui para a qualificação das práticas de gestão, ao mesmo tempo em que se retroalimenta com as demandas reais desse sistema. Essa dinâmica fortalece a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, aproximando a produção acadêmica da resolução de problemas sociais, especialmente, no campo da humanização e da melhoria da qualidade assistencial no SUS”, concluiu. 

Ao concluir esta edição, a proposta do curso de Hotelaria reforça a importância da extensão universitária como elo entre conhecimento acadêmico e transformação social, oferecendo uma contribuição concreta para a qualidade do atendimento público hospitalar. 

 

Por: Giovanna Carvalho

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: