Notícias

SIMPÓSIO EM CHAPADINHA

Extensão e cultura: UFMA desburocratizada e acessível a todos

publicado: 27/04/2023 10h05, última modificação: 27/04/2023 14h29
Inovar, modernizar, institucionalizar e consolidar foram temas abordados pela PROEC
Extensão e cultura: UFMA desburocratizada e acessível a todos

Durante a programação do Simpósio em Chapadinha, o chefe da Divisão de Ações e Programas da UFMA e diretor da Universidade da Terceira Idade (Uniti), professor doutor Marcos Moura, representando a pró-reitora de Extensão e Cultura, professora doutora Zefinha Bentivi (PROEC), apresentou palestra em formato on-line para os presentes sobre as ações da pró-reitoria. 

Com o tema Inovar, modernizar, institucionalizar e consolidar, o professor Marcos Moura apresentou, seguindo a linha de apresentação de dados dos demais palestrantes do evento, avanços da PROEC nos últimos três anos.

Entre os avanços, podemos destacar a criação do módulo de extensão no SIGAA (desburocratizado, intuitivo e acessível); criação de dois fluxos de submissão de ações (acadêmico e sensorial); incorporação da Uniti à estrutura organizacional da UFMA; Uniti Virtual (captação de recursos totais para a Uniti: 416 mil); Curricularização da extensão (resolução e manual); participação dos técnicos no edital de bolsas de extensão; projetos e programas especiais como podcasts, DigiSUS, Transformando Ideias em Negócios; Máscaras pela vida; 45º Guarnicê de Cinema, entre outros.

“Todas essas ações são voltadas para elevar o nível cultural do estado. O Guarnicê, por exemplo, já é uma marca da cena cinematográfica da cidade, levando a sétima arte de forma gratuita e fomentando, incentivando os produtores locais a gravarem seus curtas, filmes entre outros. Além disso, podemos destacar também a Uniti sendo incorporada à estrutura organizacional da UFMA e o Máscaras pela vida para incentivar os cuidados necessários no período de pandemia”, ressaltou.

 

Por: Aline Alencar

Fotos: Aline Alencar

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: