Extensão do curso de Odontologia se reinventa e utiliza lives para compartilhar conhecimentos sobre o uso de laser e de led

publicado: 11/10/2022 12h47, última modificação: 12/10/2022 13h38

Com a pandemia, muitos professores e discentes tiveram de se reinventar para manter suas práticas na Universidade. Não foi diferente para o projeto de extensão em laser do Departamento de Odontologia, ministrado pela professora Andrea Dias Neves Lagos. Com os atendimentos à comunidade – realizados desde 2014 – parados pela pandemia, a docente e seus orientandos tiveram a iniciativa de realizar lives voltadas ao tema da extensão.

O Café com Laser foi iniciado com a proposta de ser um programa para tratar de temas voltados ao laser de maneira descontraída, com a presenças de professores, alunos de graduação e pós-graduação da UFMA e de outras instituições, convidados para a compor mesas-redondas, bate-papos e entrevistas com a temática de laser e led em um café. Com o tempo, os temas das discussões foram ampliados, para tratar também de outras questões da saúde, tendo como convidados, além de dentistas, profissionais da educação física, enfermeiros e fisioterapeutas.

Apesar do Café ser voltado para profissionais, discentes e docentes da área da saúde, muitos pacientes e pessoas que não entendem sobre o assunto se interessam e procuram o atendimento clínico do projeto. As lives são realizadas todas as terças no canal da professora Andrea. “É uma forma democrática, direta e com muito embasamento científico de propagação de informações importantes sobre as aplicações, possibilidades de pesquisa e debates sobre o laser na saúde. Já trouxemos discussões sobre as possibilidades terapêuticas tanto da covid quanto, principalmente, das sequelas. E como é bate-papo, a linguagem é direta e bem clara”, comentou.

O projeto é uma extensão da Liga Acadêmica de Odontologia (Lilo), com sua atuação voltada para o uso de laser e led. Os atendimento podem ser marcados pelo site da Liga.

Por: Juan Terra

Produção: Alan Veras