Notícias

Exposição sobre o Centenário do Eclipse Solar de Sobral será realizada no Planetário da UFMA nessa quarta, 11, às 10h

publicado: 10/08/2021 17h25, última modificação: 11/08/2021 10h37

O reitor Natalino Salgado convida toda a comunidade de São Luís para a abertura da exposição “Centenário do Eclipse de Sobral – Experimento de Comprovação da Teoria da Relatividade Geral”, ocasião que pôs em teste a teoria elaborada por Albert Einstein sobre a curvatura da linha do espaço tempo, em 1919. O evento será realizado nessa quarta, 11, a partir das 10h, no Espaço da Ciência e do Firmamento – Planetário da UFMA, no câmpus do Bacanga.

Uma concepção artística viável para a compreensão da teoria proposta por Einstein é colocar pesos esféricos em um tecido. A alteração na forma do tecido seria a alteração da gravidade no espaço-tempo, curvatura capaz de dobrar até a luz. Para demonstrar o evento, uma experiência foi feita simultaneamente nas cidades de Sobral, no interior do Ceará, e em Príncipe, na África Ocidental.

Segundo a relatividade geral, uma estrela visível nas proximidades do Sol deveria aparecer em uma posição ligeiramente mais afastada. A sua luz deveria ser ligeiramente desviada pela ação da gravidade do astro, e esse efeito somente poderia ser observado durante um eclipse solar total, pois a sua luminosidade impede a visibilidade da estrela em questão. Experimentos semelhantes foram feitos em 2011, com o satélite astronômico Probe B.

Por: Andressa Algave

Produção: Marcos Paulo Albuquerque

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: