Notícias

Exposição "História da Escrita e dos Suportes Informacionais" será realizada na UFMA

publicado: 21/02/2025 12h47, última modificação: 21/02/2025 15h16
Exposição "História da Escrita e dos Suportes Informacionais" será realizada na UFMA

No próximo dia 24, das 8h às 12h, a Biblioteca do Centro de Ciências Sociais Rubem Rodrigues Ferro, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), receberá a exposição "História da Escrita e dos Suportes Informacionais". O evento, promovido pelos alunos do curso de Biblioteconomia, é a atividade final da disciplina História do Livro e das Bibliotecas, sob a orientação da professora Diana Rocha da Silva. A exposição tem como público-alvo os alunos do primeiro período do Curso de Biblioteconomia, proporcionando uma imersão na evolução dos suportes da escrita ao longo da história.

O evento, que chega à sua quarta edição, apresenta réplicas da cultura material bibliográfica confeccionadas pelos estudantes, abordando diferentes momentos históricos da humanidade. As peças expostas representam os principais suportes utilizados na produção do livro ao longo do tempo, dividindo-se entre biblioteca vegetal (como o papiro), biblioteca mineral (como a argila) e biblioteca animal (como o pergaminho). A professora Diana Rocha destaca que a exposição permite aos alunos aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

"Ao longo do semestre, trabalhamos a temática sobre a história da escrita e dos suportes informacionais, e os alunos são incentivados a estudar e entender o processo de produção do livro ao longo do tempo. Nessa perspectiva, entendem o conceito de livro em seus diferentes formatos (livro em formato de rolo, placas, códice) e em diferentes suportes (em relação à matéria-prima em uso: provenientes do reino mineral, como a argila; reino vegetal, como o papiro; e reino animal, como o couro - pergaminho). A partir desse estudo e pesquisa, os alunos são incentivados a produzirem os materiais da exposição e apresentá-los à comunidade externa", explica a professora.

As edições anteriores do evento já contaram com a participação de estudantes do ensino fundamental, reforçando o compromisso da UFMA com a extensão universitária. Segundo a professora Diana, essa interação amplia a difusão do conhecimento e também desafia os alunos a adaptarem suas explicações para diferentes públicos.

"Trabalhar com diferentes públicos tem um duplo papel: oportuniza à comunidade externa conhecer a história do livro ao longo do tempo, entendendo o que é o livro em cada contexto histórico, e, por outro lado, é um desafio à turma, que precisa se adaptar à linguagem do público-alvo que pretendemos atender", afirma Diana Rocha.

A exposição também reforça a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, integrando teoria e prática na formação acadêmica. Para a professora Diana, essa abordagem permite uma reflexão sobre a importância do livro como objeto cultural.

"O tema do evento, 'História da Escrita e dos Suportes Informacionais', serve para entendermos as várias transformações no processo de produção, circulação e recepção do livro em diferentes contextos históricos. Esse entendimento servirá para uma reflexão e ação dos alunos em relação à valorização do livro como objeto cultural e que o seu formato também interfere nas formas de apropriação do conteúdo. Fazendo-se necessária a preservação e conservação do livro como um bem histórico-cultural", finaliza.

O evento é aberto ao público e conta com a participação dos alunos do curso de Biblioteconomia e da comunidade externa, promovendo o diálogo entre a Universidade e a sociedade. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a organização do evento por meio da coordenação do curso.

 

Por: Geovanna Selma

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: