Evento virtual encerra comemorações de 30 anos do HU-UFMA

publicado: 29/10/2021 17h52, última modificação: 29/10/2021 17h52

Faz parte da rotina administrativa do Hospital Universitário da UFMA, gerido pela Ebserh, uma reunião mensal da gestão com os colaboradores para alinhar de forma transparente as ações que envolvem a instituição. Entretanto, na manhã desta sexta-feira, 29, o enfoque foi um pouco diferente. A reunião fez parte de uma programação voltada para as comemorações dos 30 anos do HU-UFMA, bem como dos 55 anos da Universidade Federal do Maranhão. A solenidade realizada de forma virtual contou com a participação de cerca de 200 colaboradores e foi marcada por momentos de bençãos, agradecimentos, homenagens e sorteio de brindes personalizados.

Para agradecer por todas as conquistas e pela história que está sendo construída, teve uma benção do padre Everaldo Araújo, pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios e da pastora Janeide Leonar.

O HU-UFMA é a maior estrutura formadora de recursos humanos para a área da saúde no Maranhão, bem como é referência em assistência para uma população que muito necessita. O objetivo é ensinar para transformar o cuidar e fazer a diferença na vida das pessoas.  A residente de psicologia da área de saúde cardiovascular, Thaísa Dias, enfatiza a gratidão que tem pelo hospital e por todos que aqui contribuíram para que ela trilhasse um belo e enriquecedor caminho profissional “Ingressar na residência sempre foi um objetivo muito claro da minha carreira profissional por se tratar de uma instituição reconhecida pela sua qualidade e pela seriedade. Vivenciar a residência tem sido um divisor de águas porque estou podendo vivenciar a convergência da teoria e da prática da psicologia hospitalar sempre assistida por profissionais muito capacitados, assim como, uma preceptoria que se mostra presente me dando todo o aporte necessário para o desempenho de uma função segura”.

E assim seguimos fazendo a diferença na vida das pessoas por meio do ensino e da prestação de assistência. O paciente é quem devota confiança na instituição e para eles sempre há a busca para oferecer o melhor, e dando voz a todos que estiveram conosco nessa jornada segue as palavras de agradecimento do Francisco Fontenele, que foi o primeiro paciente que recebeu alta após utilizar a técnica de oxigenação do sangue por membrana extracorpórea, mais conhecido por ECMO, após ser acometido pela covid “Já estou há quase seis meses de alta. Já voltei a minha vida normal. Quero agradecer a Deus e a toda a equipe, porque eles incansavelmente não desistiram de mim. O HU-UFMA foi minha última chance, cheguei a 95% do pulmão comprometido, mas para além da técnica eu pude receber muito carinho que foi fundamental para a minha recuperação. Cada toque, cada aperto de mão, cada oração que um profissional fez por mim, fez uma diferença enorme. Faço questão de dar meu testemunho de fé a Deus e de fortalecimento da confiança que tenho nessa instituição que representa tão bem a saúde pública”.

A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, fez um agradecimento especial aos colaboradores que são verdadeiros gigantes “Se somos referência é fruto do resultado do esforço coletivo. É uma soma de coragem, de vontade, de luta. Quero agradecer os gigantes desse hospital. Minha eterna gratidão. É minha obrigação oferecer um melhor cuidado para os pacientes e o melhor ensino para os nossos acadêmicos e residentes.”

O reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho, destacou a importância do momento “Estamos comemorando 30 anos do HU-UFMA e isso representa uma grande conquista. É um momento de celebração, de revigoramento. Muitas são as histórias de superação, de conquistas, de avanços. O reflexo disso tudo podemos ver pelas belas palavras do paciente Francisco, pois seu depoimento só reforça um trabalho espetacular de doação ao próximo que é desenvolvida pelos profissionais dessa instituição”.

O HU-UFMA completa 30 anos em um momento histórico, onde os corações estão cansados de uma árdua batalha, da saudade dos que se foram, mas agora também esperançosos de uma vitória próxima que está perto de ser alcançada. Como uma singela homenagem a todos os colaboradores, que nas diversas áreas carregam em comum o amor e o orgulho pelo hospital foi transmitido um vídeo de agradecimento pela dedicação e sorteado 20 canecas personalizadas aos que estavam presentes na reunião.

Publicado originalmente em 29/10/21, no site do HU-UFMA.

Por: Danielle Morais