Evento do Curso de Farmácia debate prevenção e tratamento de assédios e discriminações, nesta segunda-feira, na UFMA

publicado: 06/11/2023 13h49, última modificação: 06/11/2023 15h26

A partir das 15h desta segunda-feira, 6 de novembro, o Departamento de Farmácia (Defar) estará promovendo o evento “Orientações para prevenção e tratamento ao assédio moral e sexual e à discriminação”. A iniciativa é organizada em parceria com a Diretoria de Gestão, Modernização e Transparência (DGMT) e Divisão de Gestão da Integridade (DGI) e será sediada no Auditório Sérgio Ferretti - CEB Velho, no Câmpus de São Luís da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

O encontro foi pensando com base no interesse de discentes e docentes do curso em levarem debates acerca dos temas, como forma de informar e prevenir situações de assédio e discriminação dentro da Universidade. Tal proposta vai ao encontro dos objetivos institucionais que visam garantir a cultura de integridade pública e a conscientização do público em geral.

A programação contará com a participação do chefe da DGI, Paulo Henrique Silva de Abreu, da ouvidora chefe da Ouvidoria da UFMA, Maria da Conceição Pereira de Sousa, do diretor da DGMT, Eldon Kern Neta Pacheco, e também das servidoras Laiza Abreu Prezeres e Caroline Cutrim Bezerra, membras da equipe da DGI.

De acordo com Paulo Henrique (DGI), eventos desse gênero são estratégicos para as gestões da integridade da instituição. “São de extrema relevância para a prevenção e o combate ao assédio e à discriminação nas suas mais distintas formas de manifestação. À medida que mais eventos como esse forem levados à comunidade acadêmica, mais informada e orientada nossa comunidade estará e, portanto, menos suscetível à situação de subnotificação de casos dessas naturezas, inibindo e reprimindo a atuação de agressores, tornando o ambiente da UFMA mais salutar e protegido”, afirma.

Paulo também deixa um recado final de incentivo: “A informação é a primeira linha de defesa pessoal contra esses tipos de violência. Não permita e não deixe permitir situações como essas”, finalizou.

Por: Júlio César