Estudo realizado por mestre em comunicação do PPGComPro conquista o primeiro lugar no Prêmio Intercom de Comunicação 2023

publicado: 04/07/2023 14h46, última modificação: 05/07/2023 11h46
Trabalho será premiado no dia 6 de setembro, durante o 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, na Pontifícia Universidade Católica de Minas

Produzido pelo pesquisador da Universidade Federal do Maranhão Jefferson Saylon Lima de Sousa, o estudo “Produção e gestão de podcast: um guia de adoção para as organizações” conquistou o primeiro lugar na categoria “Mestrado Profissional”, do Prêmio Intercom de Comunicação 2023. A pesquisa foi conduzida no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Profissional (PPGComPro) da UFMA, sob a orientação do professor Márcio Carneiro dos Santos. O trabalho será premiado no dia 6 de setembro, durante o 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, na Pontifícia Universidade Católica de Minas (PUC-Minas).

A fim de entender como se estrutura um podcast, ferramenta produzida ou financiada para a comunicação de organizações, Jefferson Saylon Sousa desenvolveu um tipo de material que engloba e-book, site e audioblog, ou seja, uma hipermídia, com o objetivo de proporcionar um guia a profissionais que pretendem implementar esses recursos em planos de mídia de suas organizações.

A premiação da Intercom, para o pesquisador, é um reconhecimento ao esforço depositado no trabalho. “Nos últimos seis meses, envolvi-me em diversos projetos de consultoria sobre produção de podcast em ambientes organizacionais e acadêmicos, inclusive, em projetos pessoais de clientes e parceiros”, lembrou. Ele pontuou que, por meio da pesquisa, também foi possível gerar uma oficina, que será ministrada no Aplicom 2023, evento promovido pelo PPGComPro.

Dúvidas sobre como criar um podcast, bem como a corrida pelo engajamento e pela difusão das demandas de uma organização entre seus diversos públicos são frequentes. Mas qual o limite dessa inovação que vem sendo palco de debates atualmente? À vista disso, o mestre em comunicação revelou que, de certa forma, essa ferramenta é relevante para as organizações. “É importante ressaltar que não vamos tratar o podcast como um modelo revolucionário na comunicação desses espaços, e, sim, sobre a atual popularidade que a ferramenta adquiriu ao disseminar mensagens para o público”, esclareceu.

"O podcast como suporte que amplia a comunicação" é o aspecto que o autor aborda na pesquisa. Como afirmou Jefferson Saylon, essa ferramenta é só mais um meio de se comunicar, o que não quer dizer que pode ser feito de qualquer jeito. “Obviamente, setores corporativos e órgãos governamentais, por exemplo, também compreendem isso e já se empenham em compartilhar suas ideias e propostas”, complementou.

O Guia Interativo

Longe de ser um livro de receitas ou manual sobre podcasting, o “Guia Interativo - Podcast para Organizações” é um caminho àqueles que têm curiosidade de entender a mídia podcast.   A vantagem do material se difere pela linguagem aplicada, possibilitando dialogar com quem trabalha em espaço organizacional e conhece os desafios de desenvolver o jornalismo institucional ou marketing de conteúdo diante de tantos acontecimentos da atualidade. Com conteúdos interligados, o produto permite ao usuário escolher como utilizá-los, podendo ser acessados apenas com alguns cliques no celular.

Segundo Saylon, a ideia é facilitar o acesso ao conhecimento de sua aplicação e não se transformar em um manual formador e limitador da capacidade criativa dos comunicadores. Também alertou que as oficinas que se desenvolvem com base no guia são constantemente atualizadas, tendo em vista que o universo do podcast está sempre se renovando.

Ele acredita que o trabalho tem tudo para ser um dos pólos de referência da pesquisa aplicada na comunicação do país. “A importância de ser celebrado em primeiro lugar em um prêmio tão importante na área da comunicação está no fato de materializar aspirações e anseios meus como pesquisador de ter o trabalho reconhecido. Por outro lado, a Universidade Federal do Maranhão e o corpo docente da graduação e do mestrado em comunicação social também são prestigiados com essa conquista, reafirmando que nossos esforços caminham no ritmo certo”, concluiu.

Para o coordenador do PPGComPro, docente Márcio Carneiro, a conquista do egresso no prêmio nacional da Intercom 2023 é uma alegria dobrada. “Estamos muito felizes, pois fui o orientador do trabalho. A premiação é um bom indicador de que, apesar de o programa ainda ser novo, estamos desenvolvendo um trabalho sério orientado para mestrados profissionais, sobretudo, projetos nas interfaces da comunicação”, comentou.

Mais conquistas para o PPGComPro

Além da conquista do pesquisador Jefferson Saylon Lima, o PPGComPro também garantiu destaque por meio do trabalho “Proposta de plataforma digital para o enfrentamento ao trabalho escravo contemporâneo no Maranhão”, produzido pela mestra em comunicação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Profissional (PPGComPro) da UFMA, Jeyciane Elizabeth Sá Santos. A dissertação da egressa recebeu menção honrosa no Prêmio Compós de Teses e Dissertações Eduardo Peñuela Canizal.

Por: Lucas Araújo

Produção: Bruna Castro