Notícias

Estudo da UFMA investiga a eficácia de material selante autocondicionante com vidro pré-reagido na prevenção de cárie dental

publicado: 19/06/2023 11h03, última modificação: 19/06/2023 19h40
Estudo da UFMA investiga a eficácia de material selante autocondicionante com vidro pré-reagido na prevenção de cárie dental

Um artigo originado de Tese de Doutorado foi publicado no periódico Journal of the Mechanical Behavior of Biomedical Materials. O trabalho foi conduzido pela egressa Karla Janilee Penha, sob orientação da professora Leily Firoozmand no Programa Pós-Graduação em Odontologia (PPGO-UFMA). Nesse estudo, intitulado In vitro and in vivo performance of self-conditioning sealants with pre-reacted glass for caries prevention, as pesquisadoras avaliaram o comportamento laboratorial e clínico dos selantes autocondicionantes com vidro pré-reagido (S-PRG) para prevenção de cárie dental.

O estudo comparou dois tipos de materiais de uso odontológico: o FS-convencional (Fluoroshield-Dentsply) e o autocondicionante BS (BeautiSealant-Shofu) que contém S-PRG. Karla Janilee Penha enfatizam que “Os resultados sugerem que estes matérias dentários apresentam adequada eficácia na contenção da progressão da cárie dental quando em dentes com lesões iniciais”. As pesquisadoras avaliaram a capacidade dos selantes de resistirem à simulação da ação de forças mastigatória, o potencial de controlar a acidez da cavidade bucal e a liberação de flúor. Para a análise de desempenho dos selantes em seres humanos, realizou-se um estudo clínico randomizado com 28 voluntários que apresentavam dentes molares permanentes com lesões iniciais de cárie no esmalte.

Os testes mostraram que o selante autocondicionante S-PRG foi eficaz no controle do pH do meio bucal, mesmo após 30 dias de aplicação. No entanto percebeu-se que os selantes S-PRG têm menor liberação de flúor, força adesiva e microdureza em comparação com os selantes de condicionamento total (FS). Apesar dessas diferenças, detectou-se a prevalência de dentes hígidos e ausência de progressão de cárie até mesmo após a perda total dos selantes. Esses achados são relevantes para a melhoria do atendimento odontológico e das estratégias de prevenção da cárie, bem como para o aperfeiçoamento do desenvolvimento de materiais bioativos.

Dada sua importância, o estudo contribui para o preenchimento de lacunas no conhecimento sobre a qualidade clínica e o desempenho dos selantes bioativos autocondicionantes, em particular os selantes S-PRG. A análise físico-química e mecânica dos selantes S-PRG, combinada com observações clínicas, podem elucidar o entendimento do seu comportamento nos processos de remineralização do dente e no combate ao desenvolvimento precoce da cárie dental.

Saiba mais:

Os selantes S-PRG são compostos por cargas de ionômero de vidro pré-reagido na superfície, que permitem a liberação expressiva de íons, remineralização e recarga de flúor. Essas características são potencialmente benéficas para materiais odontológicos utilizados na prevenção de lesões de cárie dental.

Assista ao vídeo resumo deste estudo no perfil do PPGO (YouTube):

 

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: