Notícias
Estudantes do curso de Comunicação da UFMA lançam podcast sobre ética na prática jornalística
O podcast foi produzido por 15 discentes do curso e gravado nos estúdios da Rádio Universidade. Foto: Maria Luiza
Ética jornalística, desafios da imprensa e o futuro da profissão são temas do "Linha Fina", podcast criado por alunos de Comunicação Social - Rádio e TV da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A primeira temporada, com três episódios, reúne jornalistas maranhenses de destaque para debater temas centrais da área e foi gravado no dia 9 de janeiro de 2025, nos estúdios da Rádio Universidade FM.
O podcast teve por objetivo principal gerar um debate profundo sobre a responsabilidade do jornalismo em evitar a violência midiática, analisando como a busca por cliques e a transmissão em tempo real podem levar à desumanização da notícia e à revitimização das pessoas envolvidas.
No primeiro episódio, o convidado foi o jornalista Adailton Borba, que já atuou em grandes bancadas, como o JM1, da TV Mirante. A entrevista é conduzida pelos apresentadores, alunos de Audiovisual, Gabriela Mendes e Marcos André, que conversam com o profissional sobre o caso Eloá e os limites éticos da informação, refletindo sobre a responsabilidade da imprensa na cobertura de tragédias e situações de grande comoção social.

A primeira temporada do podcast conta com três episódios disponíveis no Spotify. Foto: Maria Luiza
Já o segundo episódio traz a participação de Vilma Santos, editora do JM2, da TV Mirante, e ex-aluna do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão. Os apresentadores, e também alunos do curso de Audiovisual, Nayra Fontinelle e Thayson Viana, conduzem a conversa, que aborda as barreiras entre a pressa e a ética jornalística, além dos desafios de equilibrar a responsabilidade de um telejornal de grande audiência com o fluxo acelerado das redes sociais.
Encerrando a temporada, o terceiro e último episódio conta com a presença do jornalista, professor e coordenador da Rádio Universidade FM, Paulo Pellegrini. Ao lado dos apresentadores e discentes do curso de Audiovisual, Elisa Santos e John Ítalo, ele debate o tema “Reconstruindo a ponte: autorregulação e a nova notícia”, analisando como será o jornalista do futuro e de que forma é possível reconstruir a credibilidade da imprensa junto ao público.
Ao todo, 15 discentes participaram da produção do podcast. Para a aluna Elisa Rebeca Santos Cruz, participar do projeto oportunizou uma visão mais crítica e prática do exercício jornalístico. “A prática deu-nos um olhar crítico sobre o nosso próprio papel: percebemos que o jornalista não é apenas quem transporta a informação, mas quem tem a responsabilidade ética de decidir o que não deve ser publicado. Aprendemos que o verdadeiro rigor não está na rapidez, mas no respeito pela dignidade humana. Saímos deste projeto não apenas mais técnicos, mas muito mais conscientes de que, no jornalismo, o que é 'viral' raramente é o que é ético”.
Os episódios do podcast “Linha Fina” serão disponibilizados na plataforma Spotify, ampliando o acesso do público às discussões e reflexões promovidas pelos estudantes de Comunicação Social da UFMA.
Por: Maria Luiza e Sarah Dantas
Fotos: Maria Luiza
Revisão: Jáder Cavalcante