Estudantes do Curso de Ciências Contábeis da UFMA visitam a Receita Federal do Brasil, em São Luís

publicado: 01/11/2023 13h43, última modificação: 06/11/2023 15h58

Com o objetivo de proporcionar a integração entre os ambientes acadêmico e profissional, no último dia 25, discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizaram uma visita técnica à Receita Federal do Brasil (RFB), em São Luís. Os alunos puderam compreender melhor as atividades desenvolvidas pelo órgão para o sistema tributário e social do país, assim como os serviços prestados aos contribuintes.

Além dos estudantes, estiveram presente a coordenadora do curso, Maria Eugenia Rodrigues Araújo, e os professores Sérgio Roberto Pinto, Telma Maria Chaves Ferreira da Silva e Niara Gonçalves da Cruz.

Para a coordenadora do curso, Maria Eugenia Rodrigues Araújo, “a visita foi muita positiva, porque traz a importância da cidadania, então, os estudantes se aproximam muito do compromisso que a contabilidade tem a oferecer, que é auxiliar e orientação do aspecto tributário. Assim, como futuros profissionais, absorvem melhor a importância da relação do fisco com a sociedade de modo geral, principalmente para as pequenas empresas e a própria economia, sendo a visita muito proveitosa, porque aproxima de um planejamento tributário e de melhores resultados para as empresas”.

O delegado Carlos Eduardo Pereira França e o Delegado adjunto Jose de Ribamar Diniz Fernandes deram as boas-vindas ao grupo de docentes e discentes e apresentaram um panorama do papel da RFB no Maranhão, quanto aos atendimentos realizados e delegacias distribuídas no território maranhense e os serviços que são disponibilizados aos contribuintes. Os delegados, que são egressos da UFMA, expressaram a alegria e orgulho em receber os discentes e docentes da Universidade.

O chefe da Inspetoria da Receita Federal no Maranhão, Roosevelt Aranha Sabóia, apresentou a inspetoria como sendo uma unidade de atendimento da Receita Federal no estado voltada para o atendimento de pessoas jurídicas que atuam no comércio exterior ou que exerçam atividades industriais, tendo como principal função o desenvolvimento das ações de controle aduaneiro e fiscalização destes contribuintes.

O programa Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) foi apresentado pela coordenadora regional de Cidadania Fiscal na 3ª Região Fiscal, Maria Joselice Lopes de Oliveira, que explicou como as ações de conscientização fomentam a cidadania pelo conhecimento da função social do tributo como redistribuição de renda nacional e elemento de justiça social, cuja realização conta com a cooperação das IES e cidadãos. Enquanto a RFB dissemina a responsabilidade social, as IES efetuam a formação de profissionais sensíveis às questões éticas, sociais e econômicas capazes de assistir a comunidade como agentes do sistema tributário.

Nesse sentido, segundo a coordenadora, “há uma grande interação entre RFB, IES, acadêmicos e comunidade que forma uma espécie de círculo virtuoso que contribui para formação de uma sociedade organizada, iniciando com orientação técnica e legal que perpassa a formação acadêmica social e legal promovendo a responsabilidade social de acadêmicos e futuros profissionais contábeis.”

Por fim o supervisor do Autoatendimento Orientado do Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC), Josué Alves Feitosa da Silva, apresentou o funcionamento do Atendimento ao Contribuinte e dos serviços que são disponibilizados de forma presencial, além da ferramenta e-CAC, que é uma ferramenta da RFB onde é possível fazer o acompanhamento e consultas relacionadas à pessoa física e pessoa jurídica, de forma virtual e com muitos serviços gratuitos. Os alunos ainda puderam conhecer o local de atendimento aos contribuintes e a forma como são realizados os atendimentos.

Para o professor Sérgio Roberto Pinto, “foi um momento ímpar para os discentes que estiveram presentes na visita às instalações da RFB, sendo uma ótima oportunidade para observar o funcionamento da Administração Tributária, conhecer a estrutura da Receita Federal e aprofundar conhecimentos sobre os aspectos tributários e os principais procedimentos de fiscalização e serviços que são disponibilizados aos contribuintes. Assim, encaixa-se no currículo da disciplina de Contabilidade Tributária e é importante para a compreensão quanto às questões tributárias e aos serviços de atendimento ao contribuinte, já que muitos dos discentes participantes possivelmente vão atuar nessa área.”

A professora Telma Maria Chaves Ferreira da Silva ressalta que “a visita proporcionou aos estudantes o contato com egressos da UFMA na Receita Federal e a observação da estrutura da entidade. Também forneceu várias informações sobre estágio e sobre a importância dos NAFS na IES”.

Já a professora Niara Gonçalves da Cruz enfatizou que “a visita à Receita Federal foi muito proveitosa. Pudemos vivenciar as atividades exercidas pelos auditores e entender a importância destas atividades para a sociedade. Os auditores que nos receberam eram ex-alunos do curso de Ciências Contábeis da UFMA, o que foi importante para demonstrar aos discentes a possibilidade de carreiras futuras. Para mim, essa visita demonstrou-se fundamental para iniciarmos a parceria da UFMA com a Receita Federal”.

O grupo de discente e docentes da UFMA foi recepcionado pelo delegado da Receita Federal, Carlos Eduardo Pereira França; pelo delegado adjunto da Receita Federal, Jose de Ribamar Diniz Fernandes, delegado adjunto da Receita Federal; pelo chefe da Inspetorias da Receita Federal no Maranhão, Roosevelt Aranha Sabóia; pela assessora de comunicação e cidadania Fiscal, Andréa Luciana Furtado Alves Carvalho;  pelo supervisor do Autoatendimento Orientado do Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC), Josué Alves Feitosa da Silva, e pela coordenadora regional de Cidadania Fiscal na 3ª Região Fiscal, Maria Joselice Lopes de Oliveira.

Estudantes visitam Receita Federal

Por: Dcom