Estudantes de pós-graduação em Odontologia participam de debate com professora da Universidade de Michigan

publicado: 30/03/2021 10h08, última modificação: 30/03/2021 17h52
1 | 3
2 | 3
3 | 3

Os estudantes do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO) da Universidade Federal do Maranhão participaram de um debate científico no qual a professora Lívia Tenuta, associada à Universidade de Michigan, dos Estados Unidos, foi convidada a falar sobre “Níveis de evidência científica e sua aplicação em pesquisa”. A atividade, organizada pelo professor do PPGO da UFMA, Tarcísio Jorge Leitão, foi realizada na manhã de quinta-feira, dia 25, via Google Meet.

O debate serviu como atividade complementar da disciplina de Metodologia da Pesquisa e abordou os níveis de evidência científica e sua aplicação na pesquisa. A professora Lívia Tenuta destacou, em sua apresentação, a importância da seleção adequada do desenho de estudo para testar a hipótese formulada pelo pesquisador e mostrou algumas ferramentas de busca em base de dados. Após o debate, falou sobre a importância desse evento para os discentes.

“Tivemos uma manhã extremamente produtiva discutindo evidências científicas. Os alunos previamente buscaram evidências sobre alguns temas polêmicos em saúde bucal e podemos usar as experiências deles durante a aula. Acredito que o aprendizado a longo prazo sobre esse tema tenha sido fortalecido pela metodologia usada. Foi um prazer participar dessa disciplina coordenada pelo professor Tarcísio, num programa de pós-graduação com docentes que tanto admiro”, declarou a docente.

Saiba mais

Lívia Tenuta possui graduação, mestrado e doutorado na área de Odontologia. Também tem o título de “livre-docência”, o mais alto grau dentre as titulações acadêmicas. Possui experiências na área de odontopediatria e cariologia e atualmente tem pesquisas na área de biofilme dental cariogênico e composição de fluido do biofilme.

Ela também já foi presidente do Grupo de Cariologia da International Association for Dental Research (IADR) e atualmente é membership secretary da European Organization for Caries Research (Orca) e professora associada da Universidade de Michigan.  Ela já publicou mais de 80 artigos científicos revisados por pares sobre a cariogenicidade do biofilme dental e o papel do flúor na prevenção da cárie.

Por: Kaio Lima

Produção: Marcos Paulo Albuquerque