publicado: 17/04/2021 00h51, última modificação: 17/04/2021 00h54
Estudantes de Medicina e Enfermagem do câmpus de Pinheiro são vacinados e apoiam cidade no combate à Covid-19 (11).jpeg

Nessa quinta-feira, 15, os estudantes ingressantes no internato do curso de Medicina e os de estágio do curso de Enfermagem do Centro de Ciências Humanas, Naturais, Saúde e Tecnologia (CCHNST), câmpus de Pinheiro, foram vacinados no município com o objetivo de reformar a linha de frente do combate à pandemia. A inserção desses estudante na linha de frente do combate à pandemia é fruto da parceria que a Universidade Federal do Maranhão possui com a Prefeitura de Pinheiro.

“Agora que estarão imunizados, esses alunos serão um reforço e tanto para a linha de frente de combate à pandemia. Além de estarem praticando o que aprenderam ao longo do seu curso, estarão, na prática, vivenciando os desafios e conquistas de algo tão complexo como é o sistema de saúde brasileito”, disse Jovane Melo, Secretário de Indústria, Comércio, Energia e Turismo.

A imunização dos discentes ocoreu no Centro de Vacinação de Pinheiro, localizado na Escola Municipal Dr. Pedro Lobato. Estavam presentes o prefeito Luciano Genésio, o secretário municipal de industria, comércio e turismo, Jovane Melo, o coordenador de imunização, Saulo Galvão, o diretor do câmpus, Alexandre Fonseca e o coordenador do curso de Enfermagem, Luis Fernando Bogéa. Flávia Jordana Abreu Monteiro, do curso de Medicina, e Keyla Cristina Nogueira Duran, do curso de Enfermagem, foram as primeira a serem vacinadas em um ato simbólico de representação da importancia dessa imunização. Ao longo da semana serão vacinados um total de 23 estudantes de Enfermagem e 15 de Medicina.

Estudantes de Medicina e Enfermagem do câmpus de Pinheiro são vacinados e apoiam cidade no combate à Covid-19 - 15-04-2021

“Mais uma vez estreitarmos os laços de parceria com a prefeitura de Pinheiro, o que vai ajudar a salvar vidas. Esse era um momento muito esperado pela Universidade: a possibilidade de, com segurança, participar ativamente do combate à pandemia no município”, afirmou Alexandre Fonseca.

A cidade de Pinheiro possui, atualmente, 351 casos ativos da Covid-19. Desse total, 31 pacientes estão internados nas unidades de saúde localizadas no município, os demais são pessoas que precisaram buscar o atendimento médico por apresentar sintomas da doença. O quadro da pandemia no município é grave, assim como em toda a baixada, o crescimento no número de casos ativos e internações preocupa, por esse motivo a gestão tem buscado formas de reforçar o combate e melhorar o atendimento. Os acadêmicos da UFMA vão atuar, principalmente, no câmpus onde será instalado um sistema de Drive-thru para o atendimento.

“De fato precisamos de toda ajuda possível; o trabalho é árduo. Diariamente nossas equipes trabalham incansavelmente em todas as frentes de ação. Com essa parceria, teremos um reforço na vacinação, nos cuidados e tratamento dos pacientes com a Covid-19, e na orientação e prevenção da doença”, explicou o prefeito Luciano.

Com informações de O Municipalista - Correio dos Municípios