Estudantes de duas turmas de Medicina do Câmpus São Luís são aprovados em residências médicas

publicado: 16/03/2022 17h50, última modificação: 17/03/2022 22h06
1 | 6
2 | 6
3 | 6
4 | 6
5 | 6
6 | 6

Um novo ciclo acadêmico e profissional foi iniciado para 20 alunos da 102ª e da 103ª turma do curso de Medicina do Câmpus São Luís, que colaram grau no final de 2021 e foram aprovados em residências médicas, obtendo primeiro lugar de aprovação em seletivos para o Hospital Universitário e em outros estados, como Ceará, Piauí e Minas Gerais, como ressaltou a coordenadora do curso de Medicina do Câmpus São Luís, Jacira Serra.

“Essas conquistas nos dão a certeza do dever cumprido e demonstra que, apesar das dificuldades enfrentadas nesses quase três anos de pandemia, a Universidade continua proporcionando ensino de qualidade. Foi com muito orgulho que recebemos a listagem desses alunos que conseguiram com êxito passar para a residência, inclusive, alguns deles, aprovados em mais de um polo diferente”, ressaltou a docente.

A coordenadora aproveitou para comentar as ações que foram realizadas visando à excelência das atividades neste período de pandemia da covid-19. “Conseguimos vacinar todos os alunos por meio de convênio com a Secretaria Municipal de Saúde de São Luís, que, também, capacitou os alunos a trabalharem na campanha de vacinação contra a covid-19, sob a supervisão dos professores. Fizemos tudo, lutamos muito para que o curso continue sendo de excelência, tanto nas nossas partes teóricas como nas práticas, e em nosso Hospital Universitário”, apontou.

A residência médica pode variar em média de dois anos para as áreas de cirurgia geral, clínica médica, e pediatria; três anos para ortopedia, anestesiologia; e até seis anos, como é o caso da neurocirurgia. Yanca Albuquerque foi uma das aprovadas para a residência médica, em que escolheu a pediatria. Agora, vai optar por uma das seis instituições em que foi aprovada.

“Ser aprovada na residência sempre foi um sonho, foram anos que exigiram muito foco, dedicação e abdicação. Certamente, não foi fácil, mas é muito gratificante compartilhar esse sonho com meus colegas de faculdade e ver que todos conseguiram alcançar seus objetivos. Não posso deixar de agradecer à UFMA por nos proporcionar tantas oportunidades durante esses seis anos. Além de docentes, preceptores que nos inspiram e nosso amado Hospital Universitário, que foi, sem dúvida, um ambiente de aprendizado único”, ressaltou.

Outro aprovado, Luciano Beltão, que escolheu a área de clínica médica e fará residência no Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), atribuiu essa conquista ao apoio do corpo docente, familiares e a seus pacientes.  “A aprovação em um processo seletivo de residência médica é um marco na formação acadêmica de todo profissional que almeja se especializar. É uma vitória cujo mérito deve ser compartilhado com todos os apoiadores dessa conquista, incluindo nossos queridos professores, coordenadores, preceptores, residentes, colegas de sala, familiares, e especialmente os incontáveis pacientes que, na luta pela vida, se ofereceram como instrumento de ensino e se permitiram assumir o nobre cargo de educadores”, enfatizou.

Por: Kelle Dias

Produção: Marcos Paulo Albuquerque