Notícias

Estudantes de Comunicação lançam Guia de Linguagem Inclusiva na UFMA

publicado: 15/01/2026 16h25, última modificação: 15/01/2026 16h32
Estudantes de Comunicação lançam Guia de Linguagem Inclusiva na UFMA

A disciplina Teorias da Linguagem, do curso de Comunicação Social, realiza, no dia 19 de janeiro, às 14h, o lançamento do Guia de Linguagem Inclusiva, desenvolvido coletivamente pela turma ao longo do semestre. O evento ocorre na sala B103 do CCSo e marca o encerramento das atividades da disciplina, com a apresentação dos capítulos elaborados pelas equipes de estudantes, que abordam diferentes dimensões da linguagem, seus usos e efeitos na produção de sentidos, especialmente, no contexto da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

O guia é resultado de um processo formativo que articula teoria e prática, estimulando a reflexão crítica sobre a linguagem como elemento constitutivo das relações sociais, das identidades e das disputas simbólicas. Para a professora responsável pela disciplina, o trabalho representa uma experiência fundamental na formação em Comunicação Social. “Pensar a linguagem é pensar responsabilidade. Cada escolha produz efeitos reais, impacta a vida das pessoas, reforça ou questiona desigualdades. Esse guia mostra que estudantes compreenderam que comunicar é também um ato ético e político”, destaca.

O lançamento é aberto à comunidade acadêmica e convida todas as pessoas interessadas a conhecerem os resultados desse percurso coletivo de aprendizagem.

Sobre o Guia

A obra foi elaborada por estudantes e diagramada por Mabu Botelho e Giovanna Sousa, e revisada por Luna Maria Marques. Ela representa uma contribuição relevante para a Universidade, construindo um material pedagógico que articula ensino, reflexão crítica e responsabilidade social. Ao abordar os efeitos dos usos da linguagem na constituição de identidades, nas relações de poder e na garantia de direitos, o guia amplia o debate acadêmico e se coloca como lugar de referência para consultas e propostas de ação. Trata-se de uma produção coletiva que qualifica a formação acadêmica e coloca a Universidade como um lugar de transformação.

Por: Gisa Carvalho

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: