Estudantes da UFMA preenchem 80% das vagas ofertadas pelo programa Cidadão do Mundo

publicado: 27/06/2022 18h17, última modificação: 28/06/2022 09h08
Estudantes da UFMA preenchem 90% das vagas ofertadas pelo programa Cidadão do Mundo.png

O intercâmbio internacional é o sonho de muitos estudantes, um período de troca cultural e de experiência linguística em outro país. Em busca dessa vivência, quarenta estudantes de diversos cursos de graduação da Universidade Federal do Maranhão foram selecionados pelo programa Cidadão do Mundo e embarcarão para a França, Argentina e África do Sul, nos próximos dias.

Nesta sexta edição do programa, foram ofertadas cinquenta vagas, das quais 10 são para a cidade de Montpellier, na França; 25 para Cidade do Cabo, na África do Sul; e 15 para Córdoba, na Argentina. Das vagas ofertadas, 80% foram preenchidas por discentes da UFMA. Os estudantes receberão, pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), uma bolsa auxílio de R$ 4.500,00 para ser utilizada durante os três meses de intercâmbio.

A edição atual seria realizada em 2020, mas foi adiada devido à pandemia de covid-19. Após dois anos de espera, a aluna do curso de Relações Públicas da UFMA Maria Júlia Sousa está com muita expectativa para o intercâmbio na Argentina. “Lá a gente vai aprender o idioma, no momento, meu nível de espanhol é básico, vamos realmente fazer uma imersão, vamos ter aula em uma escola de idiomas e receberemos um certificado. Eu acredito que será uma jornada de muito aprendizado, não só da língua, mas cultural também. O mais legal, para mim, é que, no final, vamos fazer um projeto sobre o que foi aprendido e contar as nossas experiências para outros alunos”, relatou.

Para a aluna Maria Clara Gomes, graduanda em Letras - Francês e professora do projeto de extensão Núcleo de Cultura Linguística (NCL) da UFMA, políticas públicas como essa, permitem que muitas pessoas consigam realizar esse sonho, como é o seu caso. Apaixonada pelas culturas e línguas do mundo, ela fará intercâmbio para o idioma francófono. “Sinto-me muito agraciada por uma oportunidade dessas, e é muito importante saber que ainda existem setores governamentais que nos dão essa oportunidade de nos levar a um crescimento educacional e pessoal, que me tornará futura profissional de Letras-Francês. Sei que essa experiência me fará crescer ainda mais”, pontuou.

Já para o discente Luiz Gabriel Cutrim, do curso de Comunicação Social - habilitação Jornalismo, que terá a imersão na língua inglesa e na cultura sul-africana, a expectativa é grande. “Graças à assistência do governo em proporcionar acomodação, alimentação, passagens, seguros e uma escola de idiomas, os ‘cidadãos do mundo’ viajam com menos preocupação que outros intercambistas. Todo esse suporte permite que eu consiga me concentrar e me dedicar melhor ao aprendizado do idioma, à imersão em um local completamente diferente da minha zona de conforto e absorver todo o conhecimento que ganharei com essa experiência”, disse.

Cidadão do Mundo

O Cidadão do Mundo é um programa de intercâmbio internacional do Governo do Maranhão que já levou, desde 2015, cerca de 450 jovens, entre 18 e 24 anos, a países como Argentina, Espanha, África do Sul, França e Estados Unidos. Para participar do programa, é necessário ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio, ser egresso da rede pública de ensino ou de instituições de ensino vinculadas a entidades paraestatais ou a fundações sem fins lucrativos.

Por: Alan veras

Produção: Bruna Castro