Estudantes da Escola Margarida Pires Leal visitam o Espaço da Ciência e Firmamento – Planetário da UFMA

publicado: 02/06/2022 12h18, última modificação: 02/06/2022 22h35

Na manhã desta quinta-feira, 2, alunos do ensino médio da Escola Margarida Pires Leal visitaram o Espaço da Ciência e Firmamento – Planetário da UFMA. Eles foram guiados pelo coordenador do local, Antônio José Silva Oliveira, e pela professora Ivone Lopes Lima, do Departamento de Física. A visita teve duração de cerca de duas horas, e os estudantes tiveram acesso ao Planetário, observaram experimentos e conheceram o espaço destinado à observação dos astros.

O professor Oliveira comentou a importância e o papel do local em tornar a ciência algo familiar para os estudantes: “Nós mostramos aqui que todos podem ser cientistas e também a importância da ciência para o desenvolvimento da nossa sociedade, em especial daqui do Maranhão”.

O professor de Física da escola, Marcel Castro, declarou que levou os alunos ao espaço para que pudessem olhar de perto a ciência sendo feita no Maranhão, oportunidade que ele, na época ainda de estudante, não teve. “Costumamos pensar que a ciência só é feita por pessoas incrivelmente intelectuais, e isso não é verdade. Todos nós fazemos ciência o tempo todo, mesmo sem perceber. Então quis mostrar a eles que é possível e que todos podem seguir esse caminho se assim desejar”, completou.

Fernanda Vale, professora de História da escola Margarida Pires Leal, falou sobre o espaço aconchegante do Espaço da Ciência e Firmamento e do impacto da visitação na trajetória dos estudantes. “Esse contato com cientistas, com a astronomia, com coisas que em grande parte só olham em filmes, tudo isso deve ser uma experiência que guardarão para o resto de suas vidas”, comentou.

Estudantes da Escola Maria Pires Leal visitam o Espaço da Ciência e Firmamento – Planetário da UFMA - 02-06-2022

Rosa Louzeiro, aluna do 3º ano, classificou a visitação como um experiência estimulante e que vai ajudá-la a escolher uma futura profissão. “Eu estava em dúvida entre a Física, a Química e a Biologia, mas acredito, com essa ajuda local, que seguirei pelo caminho da Física”.

Saiba mais

O Espaço da Ciência e Firmamento – Planetário da UFMA funciona de segunda a quinta pela manhã, das 8h30 às 11h30; e à tarde, das 15h às 18h. Na sexta-feira, o local tem funcionamento apenas no turno matutino. A visitação é feita mediante agendamento, por meio do e-mail , endereço eletrônico que também pode ser utilizado para mais informações. Veja mais informações no Instagram @ilhadacienciaplanetarioufma.

Por: Kaio Lima

Produção: Bruna Castro