Estudantes Africanos da UFMA entregam Diploma de Reconhecimento a Natalino Salgado por contribuições relevantes

publicado: 11/11/2023 11h30, última modificação: 13/11/2023 17h19

Ao término de seu terceiro mandato, o reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado, foi homenageado, na quinta-feira, 9, pela comunidade de estudantes africanos em reconhecimento aos serviços significativos prestados à comunidade acadêmica e ao fortalecimento das relações entre a UFMA e os estudantes africanos.

A homenagem foi organizada pelos próprios estudantes, que, na ocasião, entregaram um Diploma de Reconhecimento a Natalino Salgado, acompanhado de um tecido que, na cultura africana, simboliza sentimentos de gratidão, respeito, afeto e acolhimento.

Durante os discursos proferidos pelos discentes, foi enfatizado o papel fundamental do reitor no fortalecimento da diversidade e na promoção de uma educação inclusiva. Os estudantes destacaram o ambiente acolhedor proporcionado pela UFMA, que contribuiu para a construção de suas trajetórias profissionais e pessoais neste espaço.

“O sentimento é de gratidão. A Reitoria é a única porta que se abre para os estudantes africanos da UFMA, então, com isso, a gente entendeu também a importância de reconhecer, por isso o diploma que demos leva o nome de Diploma de Reconhecimento, nós estamos reconhecendo esse acolhimento que ele nos deu ao longo dos 12 anos em que passaram vários estudantes africanos por aqui, cada um com a sua história. A UFMA faz isso positivamente, todo ano nós temos eventos que fazemos aqui, sempre a reitoria nos abre as portas. Nada mais justo do que isso, darmos esse diploma que ele está recebendo. Deus colocou o reitor na nossa vida, nós na vida dele também. Apesar de tudo, não é um fim, é uma outra etapa que está começando, como ele falou, nós sempre estaremos juntos, nos comunicando” expressou com emoção, Anso da Silva, doutorando de Políticas Públicas da UFMA.

O reitor, em seu discurso de agradecimento, expressou gratidão pela homenagem e enfatizou a importância do intercâmbio cultural e da troca de conhecimentos entre estudantes de diferentes partes do mundo. Ele destacou o compromisso da UFMA em promover a internacionalização, buscando parcerias e oportunidades para ampliar a presença global da Universidade.

“É muito gratificante, estou muito lisonjeado com esse carinho deles, acho que é uma retribuição do reconhecimento de quanto eu tenho feito e já fiz pela nossa Universidade, de todos os projetos, as iniciativas que promoveram a inclusão social, a diversidade, que, de alguma forma, eles foram atingidos por essas propostas e ações. E também eu não cuidei só de fazer prédios, avenidas bonitas, equipamentos, tecnologias de ensino. Mas eu cuidei também das pessoas, do ser humano, né? E eles foram tratados com carinho, como irmãos, como filhos. Talvez esse carinho deles comigo foi uma retribuição do que eu fiz na prática” destacou.

Homenagem ao Reitor por Estudantes Africanos da UFMA - 09 - 11

Marcelino Soares, graduado, mestre e doutor em Políticas Públicas pela UFMA, também expressou sua gratidão pelo apoio de Natalino Salgado ao longo de sua trajetória acadêmica.

“Hoje estou aqui homenageando nosso reitor, que está deixando esse ciclo, esse legado que conheci e acompanhei. É gratificante estar aqui neste momento, sabendo que ele é um reitor que viveu o seu momento, escreveu a sua história, então, que marcou a Universidade, assim como me marcou, pois eu o acompanhei. Sou grato, pois sempre tive muita atenção dele, tanto que consegui terminar meu estudo aqui, pois fui acolhido pelos brasileiros de modo geral, pelos maranhenses em particular. Ele é um caso à parte. Professor Natalino me marcou em vários sentidos do termo, foi um pulso para continuar a acreditar que eu poderia chegar lá, tanto que consegui me formar, terminar meus estudos, então isso me marcou bastante. Institucionalmente falando também, a gente vê, estão aqui postas as estatísticas, mostram o tanto que ele fez para a nossa Universidade” relatou.

Na ocasião, a Diretora do Centro de Ciências Sociais (CCSo), Lindalva Maciel, recebeu uma homenagem em reconhecimento ao apoio prestado aos discentes durante sua coordenação no Programa de Estudantes – Convênio de Graduação. Lindalva foi agraciada com um tecido pelo grupo de estudantes, simbolizando o reconhecimento pelo seu comprometimento e suporte.

“Fui surpreendida hoje com essa homenagem e estou muito emocionada. É notável, não é mesmo? São vários países: Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe. Eles compartilham conosco conhecimento e carinho, proporcionando-nos grande alegria. Hoje, estou imensamente feliz com a homenagem, foi uma surpresa genuína, e mais uma vez expresso meu agradecimento a todos" agradeceu.

A homenagem não apenas reconheceu a liderança do reitor, mas também se configurou como um instante de celebração da rica diversidade cultural que permeia a UFMA. Os discursos ressaltaram não apenas a importância de construir uma comunidade acadêmica inclusiva, em estudantes de diversas origens possam compartilhar experiências e aprendizados, mas também enfatizaram o papel fundamental desempenhado por Natalino Salgado nesse processo.

Ao longo de seu mandato, Natalino Salgado não só promoveu a diversidade cultural, mas também desempenhou um papel crucial na consolidação de uma atmosfera educacional enriquecedora.

Por: Sarah Dantas

Fotos: Gabriel Jansen