Estudante egressa de Jornalismo do Câmpus Imperatriz tem pesquisa selecionada para o Prêmio José Marques de Melo

publicado: 02/09/2021 08h30, última modificação: 02/09/2021 20h58
1 | 2
2 | 2

Uma pesquisa desenvolvida pela egressa Gabriela Almeida, do curso de Jornalismo do Câmpus de Imperatriz, sobre o suplemento infantil “O Progressinho”, foi selecionada para o Prêmio José Marques de Melo (PJMM), no grupo temático “História da Mídia Impressa”. O estudo tem orientação da professora de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom) do mesmo câmpus Thaísa Bueno.

Intitulada “O Progressinho: história e análise do suplemento infantil veiculado no jornal O Progresso (1986-1987)”, a pesquisa é resultado do trabalho de conclusão de curso da estudante e fundamenta-se dentro de um contexto local como investigação de um documento que compõe parte da história da cidade, sendo veiculado em Imperatriz no período de 1986 a 1987 pelo jornal regional O Progresso.

Segundo Thaísa Bueno, essa indicação foi resultado de um trabalho extenso e que mostra a importância da primeira pesquisa sobre esse suplemento infantil. “É uma condecoração de um trabalho extenso e de muita dedicação que foi feito durante a pesquisa e que conta uma história importante que fez parte da imprensa de Imperatriz. Esse foi o primeiro trabalho que marca, conta e registra a história do Progressinho”, relatou.

A indicação da pesquisa ocorreu na sexta edição do Prêmio, realizada entre os dias 18 e 20 de agosto. O Prêmio José Marques de Melo (PJMM) tem por objetivo incentivar as novas gerações a pesquisar os processos e as práticas comunicacionais com base em um viés histórico. O evento é mais uma das atividades promovidas pela Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar) para alcançar e estimular os alunos de graduação.

Sobre a pesquisadora

Gabriela Almeida é jornalista graduada pela Universidade Federal do Maranhão e é aluna do Mestrado em Comunicação na UFMA de Imperatriz. Foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) por quatro anos. É integrante dos grupos de pesquisa Comunicação e Cibercultura (GCiber) e Pesquisa em Comunicação, Política e Sociedade (Cops).

Por: Kelle Dias

Produção: Marcos Paulo Albuquerque