Estudante do COLUN é selecionada para programa de bolsa integral na China Academy

publicado: 03/08/2023 11h58, última modificação: 03/08/2023 16h55

Leandra Sofia, estudante do segundo ano do Ensino Médio no Colégio Universitário da UFMA e presidente do grêmio estudantil, foi selecionada para um programa de bolsa integral de intercâmbio por meio do AFS Global Stem Academy, um programa extraordinário de bolsa integral no exterior para cidadãos globais ativos e interessados em ajudar a resolver problemas da atualidade.

O programa, que recebeu inscrições de mais de 6 mil estudantes do mundo inteiro, selecionou apenas 16 brasileiros, entre eles, a estudante, que foi a única maranhense e nordestina selecionada para a bolsa. Ao ser perguntada pelas motivações para a inscrição no programa, Leandra afirma que surgiu pela falta de acesso a informações e oportunidades internacionais a estudantes de escola pública, que, consequentemente, são prejudicados com a carência de atividades extracurriculares necessárias para enriquecer o currículo. A motivação é abrir um caminho de oportunidades para que alunos que surjam depois dela possam usufruir as mesmas experiências caso fosse aprovada.

O processo seletivo ocorreu em duas etapas. A primeira etapa consistia em preencher formulários de saúde, produção de minitextos sobre o perfil do candidato e a listagem de atividades extracurriculares do qual a estudante fazia parte. A segunda etapa era constituída da entrevista em que eram feitas perguntas sobre o aluno, conhecimentos gerais sobre o programa que estava sendo aplicado e novamente sobre as atividades extracurriculares, de forma oral, em português e inglês.

Leandra Sofia já está na China e afirma sentir extrema gratidão por ser selecionada pelo programa, que tem duração de 4 semanas na Academia Chinesa de Ciências. Além disso, diz sentir-se um divisor de águas no que diz respeito a oportunidades que poderão ser geradas a outros jovens maranhenses e nordestinos, além de estar representando as escolas públicas, especialmente o Colun.

A primeira edição da China Academy no programa é a chance de enriquecer não só o currículo como a bagagem cultural da estudante que afirma estar ansiosa para aprender mais sobre inovação, sustentabilidade, engenharia e ciência no geral, além do estudo acerca da cultura chinesa, culinária e língua. Os planos para o futuro são buscar mais pesquisa em campos científicos, criar conexões e trabalhar para que, no futuro, possa construir um suporte maior para estudantes de escola pública, em que possam ter oportunidades e experiências internacionais mesmo estando no ensino médio, afirma Leandra.

Por: Karina Soares

Produção: Alan Veras