Notícias

Estudante de medicina da UFMA conquista maior nota no Enare

publicado: 05/12/2024 09h12, última modificação: 05/12/2024 10h06
Estudante de medicina da UFMA conquista maior nota no Enare

O discente de medicina, do Câmpus de São Luís Edgard Barboza de Melo, de 23 anos, alcançou a maior nota geral na primeira etapa do Exame Nacional de Residência (Enare). A segunda fase é uma análise curricular da trajetória acadêmica do estudante. A prova objetiva foi aplicada no dia 20 de outubro, e o resultado foi anunciado no dia 28 de novembro. 

Para ele, que decidiu pela carreira por enxergar um profundo significado no cuidado direto com a vida humana, a conquista é resultado de muita dedicação. “Sinto alívio com o resultado, sabendo que todo o estudo e dedicação ao longo de anos valeu a pena no fim. Foi bem cansativo, mas é gratificante ver o esforço mostrar seus frutos”, contou o estudante. 

Já parte da trajetória acadêmica dos estudantes de medicina, o Enare é o momento em que os discentes colocam em prática aquilo que aprendem na graduação, buscando o desenvolvimento de habilidades na especialização de sua preferência. O programa consiste em uma avaliação realizada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh-MEC) e tem o objetivo de oferecer mais oportunidades de vagas de residências das áreas médica, multi e uniprofissional. Diversas instituições públicas e privadas podem aderir para facilitar o ingresso de estudantes. 

Antes de partir para a próxima etapa da sua trajetória profissional, o estudante destacou a importância da UFMA para a conquista. “A UFMA foi de fundamental importância para mim. Eu tenho muito apreço pela minha Universidade e tenho orgulho de agora ser parte da história dela. O corpo docente muito bem qualificado, os campos de estágios, o ambiente de estudo, o acesso a laboratórios ao longo dos períodos, as oportunidade de fazer pesquisa e extensão, enfim, tudo isso contribuiu para minha formação médica”. 

Como funciona o Enare 

Após a prova para o teste de conhecimento, os alunos ainda passam por uma análise curricular. A nota tirada na especialidade escolhida é utilizada para indicar onde pretende atuar. Assim, quanto maior o resultado, melhor para o aluno, que terá a oportunidade de ocupar as vagas disponíveis na instituição em que deseja realizar sua residência. 

O que assusta a maioria dos discentes de medicina é a complexidade da avaliação, que requer a aprendizagem de um grande volume de conteúdos. São cem questões, distribuídas igualmente e abordando as grandes áreas da medicina: Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina Preventiva e Social e Pediatria. 

Com o propósito de contornar as dificuldades da prova, Edgard explicou como foi seu processo de preparação. “Eu me preparei fazendo um cursinho ao longo dos dois últimos anos do meu curso. Além de assistir às aulas, eu estudava em casa no contraturno do meu estágio. Estudava as apostilas, videoaulas, fazia muitas questões e simulados”. 

O exame também conta com uma alta concorrência todo ano. Para o ciclo de 2024/2025, o Enare contabilizou 53.171 inscrições, número 45,45% maior do que o da última edição. Em relação à oferta de vagas, que foram de 4.874 totais, a concorrência geral é de 10,9 candidatos para cada vaga ofertada. Nas especialidades mais procuradas, a relação candidato-vaga é maior. 

Para Edgar Barboza, ainda existe muito a se fazer no futuro, que parece tão promissor quanto seu presente. Seu desejo também é poder contribuir com a formação de jovens na Universidade. “A médio prazo, meu plano é concluir minha residência em Radiologia e seguir para uma subespecialidade na área. A longo prazo, é retornar para São Luís e trabalhar como médico radiologista aqui mesmo. Quem sabe, seguir carreira acadêmica também e, um dia, ser professor da UFMA, para poder contribuir para a formação de novos médicos e, de alguma maneira, retribuir um pouco de tudo que me foi dado”.

Por: Giovanna Carvalho

Revisão: Jáder Cavalcante 

registrado em: