Notícias

Estão abertas as submissões de trabalho do XIII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica 2026

publicado: 12/09/2025 12h25, última modificação: 15/09/2025 09h53
O evento será realizado em São Luís, sob a coordenação da UFMA
Estão abertas as submissões de trabalho do XIII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica 2026

Promovido pela Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM), em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e Centro de Ensino Unificado do Maranhão (Ceuma), São Luís sediará o XIII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica (Conem 2026), de 10 a 14 de agosto de 2026. 

As submissões de trabalho estão abertas e podem ser realizadas até 30 de novembro deste ano, por meio deste link. 

Com a temática “Inovação, Desenvolvimento e Sustentabilidade para Indústria Brasileira", o congresso busca atrair como público-alvo profissionais das mais diversas engenharias, pesquisadores, cientistas, estudantes de graduação e pós-graduação e a comunidade em geral. 

O presidente do Conem 2026 e coordenador do curso de Engenharia Mecânica da UFMA, Glauber Cruz, explica o objetivo principal do evento. “O Conem é um evento nacional realizado a cada 2 anos, preferencialmente, nas Regiões Norte-Nordeste, só houve uma edição realizada fora desse eixo, que foi em 2014, em Uberlândia (MG). Com caráter técnico-científico, este importante evento da Engenharia Nacional visa congregar profissionais das diversas áreas das Engenharias e Ciências Mecânicas, bem como estudantes de graduação e pós-graduação, e a sociedade em geral, para que juntos possam discutir e encontrar soluções para as problemáticas da sociedade moderna, ajudando a facilitar o dinamismo acadêmico e industrial”, ressalta.

A programação será formada por palestras e variados simpósios das seguintes áreas: Bioengenharia, Ciências Térmicas, Combustão, Dinâmica, Engenharia Aeroespacial, Engenharia de Fabricação, Engenharia Nuclear, Engenharia de Offshore e Petróleo, Engenharia de Projeto, Fadiga e Integridade Estrutural, Fenômenos Não-Lineares e Caóticos, Materiais e Estruturas Inteligentes, Mecânica dos Fluidos, Mecânica da Fratura, Mecânica dos Sólidos, Mecatrônica, Nano e Micro-Fluídica e Microssistemas, Quantificação de Incertezas e Modelagem Estocástica, Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação, e Tubulações e Vasos de Pressão.

Segundo o secretário da Conem 2026 e docente do curso de Engenharia Mecânica da UFMA, Dalmo Costa, a temática do Congresso se relaciona com a atualidade e os desafios sociais. “Inovação, Desenvolvimento e Sustentabilidade para Indústria Brasileira; estes temas estão diretamente relacionados aos desafios da nossa sociedade. Inovar para desenvolver melhores soluções industriais e práticas para o dia a dia e fazendo isso de forma cada vez mais sustentável, considerando questões como escassez de recursos e preservação do meio ambiente. Tais medidas são um imperativo para um futuro em que haja mais equilíbrio entre seres humanos e o planeta em que vivemos”, enfatiza.

Sendo uma iniciativa nacional, o Congresso irá promover a divulgação científica das universidades maranhenses no cenário brasileiro e internacional da Engenharia Mecânica. A parceria entre professores especializados das variadas instituições fortalece o funcionamento da agenda e a propagação dos estudos científicos desenvolvidos no nosso estado. Em 2012, o Maranhão sediou o evento. O diferencial da nova edição é a equipe multifuncional e a participação de quatro Instituições de Ensino Superior.

Dalmo Costa reforça a participação efetiva da UFMA na organização da programação. “A UFMA e o seu curso de Engenharia Mecânica estão participando ativamente desde a ideia de receber o evento até a sua organização. Estamos em contato direto com a ABCM e demais universidades locais, estas últimas que também compõem a comissão organizadora. Estão sendo conduzidas tratativas das mais diversas, como definição do local do evento, captação de recursos, divulgação do evento para eventuais participantes, estruturação do comitê científico para análise dos trabalhos, entre várias outras atividades”, detalha. 

O XIII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica será um momento de evidenciar a área da Engenharia Mecânica nacional e internacional, especialmente a ciência maranhense. O evento ocorre a cada dois anos, sendo caracterizado pela inovação, pela multidisciplinaridade e pela união entre diferentes instituições. A nova edição será essencial para valorização e visibilidade das pesquisas de qualidades desenvolvidas no Maranhão.

Partindo desse ponto de vista, há muita expectativa na realização e no alcance da programação. “A Comissão Organizadora do Conem 2026, juntamente com o Comitê Científico e os comitês técnicos da ABCM, está com uma expectativa elevada, haja vista a boa repercussão desse evento a nível nacional (estamos preparando um congresso de alto padrão). O nosso evento tem sido muito bem recebido pela comunidade científica e já caindo no consciente coletivo, pela divulgação em massa que estamos realizando. Por fim, cabe mencionar que temos nos reunido semanalmente para ajustar cada detalhe (teremos muitas novidades legais, a nossa criativa está inspirada) do congresso, pensando em um evento que eleve não somente a ciência maranhense, produzida dentro das nossas universidades, mas também exacerbe as riquezas culturais, gastronômicas e belezas que a nossa querida Ilha do Amor pode proporcionar”, expressa Glauber Cruz.

Para mais informações sobre o Conem 2026, acesse o site do evento por meio do link, disponível aqui

Por: Aline Vitória

registrado em: