Estão abertas as inscrições para submissões de trabalhos do XVII Encontro Humanístico da UFMA

publicado: 20/01/2023 13h29, última modificação: 20/01/2023 15h33
O prazo para as submissões irá até o dia 23 de abril

Estão abertas as inscrições para o XVII Encontro Humanístico da UFMA, e o período para submissão de trabalhos vai até o dia 23 de abril. As matrículas para ouvintes irão até 19 de junho deste ano. Realizado pelo Núcleo de Humanidades em parceria com o Centro de Ciências Humanas (CCH), o evento vai explorar questões ligadas a ciências, humanidades e reconstrução democrática, entre os diversos âmbitos e distintas áreas do conhecimento por meio de debates e exposições entre os estudiosos das ciências humanas, sociais, sociais aplicadas e variadas formas de expressões artísticas e literárias em âmbito local, regional, nacional e internacional.

Com a organização de Luciano da Silva Façanha, Ronaldo Barros Sodré e Flávio Luiz de Castro Freitas, professores da UFMA de Filosofia, Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult), respectivamente, o Encontro tem possibilitado a abertura de espaços que ampliem o diálogo e possibilitem a divulgação de trabalhos e pesquisas nas áreas das Ciências Humanas.

Na sua décima sétima edição, o público-alvo principal são pesquisadores, professores, técnicos, profissionais, membros de organizações da sociedade civil, lideranças comunitárias e estudantes vinculados a cursos de ensino médio, graduação e pós-graduação. O evento também funcionará como uma plataforma para explicitar os trabalhos realizados por professores e alunos das ciências humanas, sociais, sociais aplicadas e das artes, tanto da graduação quanto da pós-graduação.

O Encontro Humanístico é um evento acadêmico realizado desde 1999 e, durante os dias de programação, as atividades do CCH são interrompidas, possibilitando a participação da comunidade acadêmica. Este ano, serão abordados sete eixos temáticos, em Epistemologias das Ciências Humanas e Sociais; Artes, Cultura e Memória; Política, Instituições e Poder; Política, Instituições e Poder; Questões Étnico-Raciais, Gênero e Interseccionalidade; Subjetividades, Desigualdade e Cuidado com a Sociedade; e Práticas Educativas no Mundo Digital e Emancipação.

Para que as propostas de comunicação-oral, minicursos e mesas-redondas sejam submetidas, é imprescindível que o proponente e os coautores ou participantes tenham realizado suas respectivas inscrições no evento.

Por: Karla Costa

Produção: Alan Veras