Estão abertas as inscrições para o VII Ciclo de Debates Inclusivos do Câmpus São Luís, que ocorrerá no dia 30 de maio, em formato on-line

publicado: 16/05/2022 10h27, última modificação: 17/05/2022 22h30

Para fortalecer as políticas e práticas de acessibilidade e inclusão na UFMA, com participação de profissionais da saúde, foram abertas as inscrições para o VII Ciclo de Debates Inclusivos, organizado pela Diretoria de Acessibilidade da UFMA (Daces) da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) da UFMA. As matrículas podem ser feitas pelo Sigeventos até o dia 30 de maio, dia do evento. O Ciclo de Debates terá como temática “A relevância das atitudes sociais favoráveis à inclusão de discentes com deficiência na educação superior” e será realizado na modalidade remota, transmitido via canal da Daces no Youtube.

A diretora da Daces, Maria Nilza Oliveira Quixaba, ressalta que a importância do evento consiste na instrumentalização de professores, estudantes e servidores no tratamento acessível e inclusivo. “O Ciclo de Debates é um evento que já está em sua sétima edição e tem o objetivo de abordar temas voltados para a inclusão de pessoas com deficiência, tanto da comunidade acadêmica, quanto fora dela, com os mais diversos temas voltados para o Ensino Superior”, declarou.

Os debates serão mediados por Thiago Cardoso Sousa, auxiliar em Administração da Diretoria de Acessibilidade. O Ciclo de Debates contará como palestrante com a psicóloga Kiria Karine Lins Martins Ribeiro, mestra em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), que destaca o valor das atitudes sociais como predição para comportamento em relação à inclusão: “Vamos falar sobre a construção de nossas atitudes e lançar luzes sobre elas, para que, por meio da análise e crítica, possamos construir e descontruir saberes”.

O evento ainda abordará a identificação de atitudes que devem ser favoráveis para o enfrentamento contra a discriminação. A professora Ana Rita Vianna Potrich, mestra em Clínicas Odontológicas com ênfase em Estomatologia pela Universidade Federal Rio Grande do Sul (UFRGS) também trabalhará a temática pela perspectiva em saúde.

Os participantes que assinarem a lista de presença virtual, ao fim do evento, receberão certificado de participação.

Saiba mais

A UFMA sempre busca a atualização de ações afirmativas que visam a inclusão da pessoa com deficiência, por meio da Diretoria de Acessibilidade, que tem por função acolher e prestar serviços de apoio aos discentes, promovendo a adaptação de materiais e profissionais especializados em Braille, Libras, Assistência Social, empréstimo de tecnologia assistiva e outras demandas que variam de acordo com cada necessidade identificada.

Veja mais sobe os serviços na página da Daces

Por: Aline Santos

Produção: Bruna Castro