Notícias
Estão abertas as inscrições para a primeira turma de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia da UFMA em Imperatriz
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia (PPGST), lançou, no dia 5 junho, o edital para a primeira turma de doutorado do Programa (Edital PPGST Nº 01/2025). É o primeiro curso de doutorado em Saúde em Imperatriz e região.
Para a coordenadora do PPGST, Queli Cristina Fideles, o novo curso de doutorado representa um avanço importante tanto para os profissionais da saúde quanto para o desenvolvimento regional. “Por ser o primeiro curso de doutorado em saúde da região, ele vai atender a uma demanda antiga. Muitos dos nossos egressos e também profissionais de outras áreas precisavam se deslocar para a capital ou até outros estados para buscar essa formação. Agora, eles poderão se qualificar sem sair de Imperatriz”, destacou. a coordenadora acrescenta que o curso alia pesquisa, inovação e empreendedorismo na área da saúde, oferecendo múltiplas possibilidades de atuação para os futuros doutores.
Durante a cerimônia de lançamento do edital, esteve presente a pró-reitora da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA), Flávia Nascimento. Ela celebra a consolidação da pós-graduação em Imperatriz. “O doutorado em Saúde e Tecnologia que acabamos de lançar foi fruto de um projeto enviado à CAPES. Fizemos uma seleção rigorosa dos professores mais produtivos para compor a proposta. A aprovação do curso é também reflexo direto do êxito dos nossos mestrandos, que vêm produzindo com qualidade. Para alcançar esse status, o programa precisou cumprir uma série de critérios, como produção científica, participação em congressos e publicações em revistas qualificadas”, explicou.
O período de inscrições do processo seletivo segue de 4 de junho de 2025 a 4 de julho de 2025. A seleção será conduzida por Comissão designada pelo Programa, conforme as normas descritas no edital, no regimento interno do PPGST e demais normativas institucionais. O resultado final será divulgado em 5 de setembro de 2025, e o início das aulas está previsto para 15 de setembro de 2025.
O curso tem duração regulamentar de 48 meses e será realizado em tempo integral, com atividades nos turnos matutino e vespertino, nas dependências do Centro de Ciências de Imperatriz – Unidade Avançada do Bom Jesus. A estrutura curricular é composta por disciplinas obrigatórias e optativas, exame de qualificação, elaboração de tese (correspondente a 20 créditos) e publicação de artigo científico em periódico qualificado, somando, no mínimo, 62 créditos.
As linhas de pesquisa disponíveis são:
-
Saúde e Sociedade – Foca na avaliação de tecnologias em saúde e suas implicações sociais, econômicas e éticas, considerando doenças emergentes e reemergentes, atenção integral à saúde e a organização dos processos de trabalho em saúde.
-
Tecnologias em Saúde – Tem por objetivo o desenvolvimento de produtos e processos tecnológicos voltados para a saúde, com destaque para bioprospecção de recursos naturais, validação de instrumentos clínicos e implementação de inovações com base na biodiversidade regional.
O público-alvo do doutorado são mestres titulados por cursos reconhecidos pela CAPES, nas áreas da saúde, ciências biológicas, tecnológicas e afins. É necessário ter, no mínimo, um artigo publicado ou aceito, ou patente/software registrado, relacionado à linha de pesquisa escolhida, entre os anos de 2021 e 2025 — ou de 2020 a 2025 no caso de mães, conforme critérios do edital.
Estão sendo ofertadas 8 vagas regulares, distribuídas entre ampla concorrência, política de ações afirmativas e qualificação de servidores técnicos da UFMA, conforme segue:
-
Saúde e Sociedade: 2 vagas (ampla concorrência), 2 vagas (ações afirmativas) e 1 vaga suplementar (TAEs);
-
Tecnologias em Saúde: 3 vagas (ampla concorrência), 1 vaga (ações afirmativas) e 1 vaga suplementar (TAEs).
As atividades do curso serão realizadas na Unidade Avançada do Bom Jesus, localizada na Av. da Universidade, s.n., Residencial Dom Afonso Felipe Gregory, em Imperatriz (MA).
Mais informações sobre os requisitos, cronograma e detalhes do processo seletivo estão disponíveis no edital, que pode ser acessado na página do Programa
Por: Janayna Sousa
Revisão: Jáder Cavalcante