Notícias

Está de volta! Cineclube da UFMA exibirá o aclamado filme "Ainda Estou Aqui"

publicado: 06/06/2025 09h55, última modificação: 06/06/2025 13h44
Está de volta! Cineclube da UFMA exibirá o aclamado filme ‘Ainda Estou Aqui’

Na próxima segunda-feira, 9, a partir das 12h, o Cineclube da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) retoma suas atividades com a exibição do filme premiado "Ainda Estou Aqui", do diretor Walter Salles, no Auditório Central. A atividade cultural é uma proposta da Diretoria de Comunicação e da Coordenação de Relações Públicas e Cerimonial, que procura valorizar a cultura audiovisual e integrar o meio acadêmico por intermédio da arte.

Chegando à 6ª edição, o Cineclube tem sido um espaço de formação crítica da comunidade acadêmica, buscando propor reflexões com base na linguagem cinematográfica, especialmente de produções brasileiras. Ao longo de sua trajetória, já foram promovidos debates sobre temas como trabalho escravo contemporâneo, desigualdade social e saúde mental, estimulando sempre a apreciação artística e percepção educativa das obras escolhidas.

Para Kamila Mesquita, que faz parte da coordenação de Relações Públicas e está à frente da iniciativa, o Cinema também pode ser utilizado como uma ferramenta pedagógica. 

“Atividades como essa promovem o acesso democrático à cultura, contribuindo para a formação crítica, estética e cidadã dos estudantes. Buscamos incentivar o pensamento reflexivo, a troca de ideias e o contato com diferentes realidades sociais, históricas e artísticas, ampliando o repertório dos participantes”, explicou. 

Cinema como memória e resistência

Nesta edição, a escolha de “Ainda Estou Aqui” se alinha ao propósito das universidades públicas na preservação da memória coletiva e no incentivo ao debate sobre direitos humanos. O filme, prestigiado pela crítica e vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional, narra com sensibilidade as marcas deixadas pela ditadura militar no Brasil, baseadas nas lembranças da família de Rubens Paiva, considerada como um símbolo da luta contra a repressão, levando o público a repensar as dores de um passado que ecoa no presente. O longa emociona ao retratar, por meio de uma narrativa íntima e potente, parte do que foi a vivência de muitas famílias.  

Será um momento importante para aprender por meio de uma das mais importantes obras do audiovisual brasileiro dos últimos tempos. “Ele provoca uma reflexão, especialmente, para as novas gerações, sobre a importância de lembrar e aprender com o passado. Além disso, foi um marco para o cinema brasileiro, sendo o primeiro filme brasileiro a vencer o Oscar de Melhor Filme Internacional, levando parte da história do país para o mundo”, afirmou Kamila.  

A Universidade, ao exibir uma obra tão potente e atual, responsabiliza-se por transformar o espaço acadêmico em território fértil para o diálogo entre arte, política e sociedade. “Ainda Estou Aqui” não é apenas uma produção audiovisual de excelência, mas também um instrumento de conscientização social.   

Ao final da exibição, será realizada uma pesquisa para receber sugestões da comunidade acadêmica de filmes e temas que possam ser abordados nas próximas sessões. 

Serviço:

O que: Cine Clube - Ainda estou aqui

Quando: 9 de junho, às 12h

Onde: Auditório Central da UFMA - câmpus Bacanga

 

Por: Giovanna Carvalho 

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: