Notícias

Está aberta a chamada para submissão de artigos para o livro “Assimetrias de Gênero nas Universidades”

publicado: 06/08/2024 10h43, última modificação: 06/08/2024 12h19
O prazo para envio é até 30 de agosto de 2024
Está aberta a chamada para submissão de artigos para o livro “Assimetrias de Gênero nas Universidades”

O livro “Assimetrias de Gênero nas Universidades” está com chamada aberta para submissão de artigos até o dia 30 de agosto de 2024. A obra é parte das ações do projeto intitulado "Assédio a professoras no ensino superior: um estudo sobre a realidade nos programas de pós-graduação no Nordeste", vinculado ao curso de Graduação e Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em Imperatriz.

A obra é organizada pelas docentes do curso de Jornalismo Thaísa Bueno, Leila Sousa e Michely Carvalho (UFMA Imperatriz), Janaína Amorim (UFPA) e Letícia Cardoso (UFMA São Luís) e financiada pelo Edital Universal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O objetivo da publicação é analisar as desigualdades de gênero nas universidades da América Latina, explorando barreiras institucionais, políticas de igualdade, representação feminina e assédio, além de realizar estudos comparativos entre países latino-americanos. Visa reunir artigos que apresentem resultados de pesquisas originais em diálogo com modelos teórico-metodológicos das ciências humanas e sociais, desenvolvidas por seus integrantes e por pesquisadores interessados nas temáticas nele discutidas.

Submissão

Os artigos podem ser enviados em português ou espanhol para o e-mail: redacao.ufma@gmail.com, seguindo as normas da ABNT 2024, com um limite máximo de 10 mil palavras. Devem incluir título, resumo (100 a 150 palavras), até cinco palavras-chave, figuras e tabelas no corpo do texto, e notas de rodapé numeradas. Para garantir anonimato, os nomes dos autores devem ser removidos do artigo e das propriedades do Word.

Temáticas de Interesse:

  • Barreiras e desafios enfrentados por mulheres nas universidades
  • Políticas institucionais de igualdade de gênero
  • Representação feminina em diferentes disciplinas e cargos acadêmicos
  • Impactos das assimetrias de gênero na carreira acadêmica e científica
  • Assédio sexual e moral nas universidades
  • Estudos comparativos entre países latino-americanos
  • Experiências e narrativas de gênero no ambiente universitário

 

A publicação digital será feita pela editora da UFMA com o suporte do CNPq. Os autores dos capítulos selecionados não terão custos, pois todas as despesas com edição, revisão e publicação serão arcadas pelos organizadores do livro.

Confira a chamada completa aqui.

Por: UFMA Imperatriz

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: